Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v13e201825
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

COMEÇAR EM CASA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE MUDANÇAS NA ATIVIDADE DE VIGILÂNCIA DO CEREST PIRACICABA

 STARTING AT HOME: THE EXPERIENCE OF THE CHANGE LABORATORY IN SURVEILLANCE ACTIVITY AT CEREST PIRACICABA

COMENZANDO POR CASA: LA EXPERIENCIA DEL LABORATORIO DE CAMBIO EN ACTIVIDAD EN VIGILANCIA DEL CEREST PIRACICABA

Renata Wey Berti Mendes, Rodolfo Andrade Gouveia Vilela

Downloads: 1
Views: 473

Resumo

A relação trabalho e saúde é crescentemente complexa e desafia as políticas públicas de vigilância em saúde do trabalhador. Agir sobre os determinantes situados na origem destes problemas consta como objetivo estratégico nas diretrizes da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) definidas pelo Ministério da Saúde desde 1998, no entanto este objeto parece constar mais do discurso oficial que da prática cotidiana dos serviços que via de regra são inundados por demandas pontuais, que os obrigam a enfrentar uma rotina desgastante de conflitos com as empresas resultando muitas vezes na perda de sentido do seu trabalho. Diante de demandas desta natureza e da oportunidade de aplicação piloto da Metodologia do Laboratório de Mudanças (LM), em cooperação com a academia, o serviço optou por aplicar a si mesmo o LM com a finalidade de melhorar as suas condições de trabalho e dominar / aprender a metodologia para futuras aplicações no território. O objetivo do artigo é descrever seus resultados e revelar as ideias e princípios centrais do método. Os achados revelam a potência da metodologia tanto no equacionamento de contradições encontradas como quantidade e qualidade do trabalho, bem como no crescente protagonismo (agência) dos atores na busca de soluções mais sustentáveis e duradouras.

Palavras-chave

Laboratório de Mudanças, Trabalho, Vigilância.

Abstract

The relationship between work and health is increasingly complex and challenges public policies on worker health surveillance. Acting on the determinants at the origin of these problems is a strategic objective in the VISAT (Occupational Health Surveillance) guidelines defined by the Ministry of Health since 1998, however this object seems to appear more in the official discourse than in the daily practice of the services it sees. As a rule, they are inundated by specific demands, which force them to face an exhausting routine of conflicts with companies, often resulting in the loss of meaning in their work. Faced with demands of this nature and the opportunity to pilot the Change Laboratory Methodology (LM), in cooperation with academia, the service chose to apply the LM to itself with the aim of improving its working conditions and mastering learn the methodology for future applications in the territory. The objective of the article is to describe its results and reveal the central ideas and principles of the method. The findings reveal the power of the methodology both in resolving contradictions found in the quantity and quality of work, as well as in the growing protagonism (agency) of actors in the search for more sustainable and lasting solutions.

Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v13e201825.en

Keywords

Change Laboratory, Work, Surveillance.

Resumen

La relación entre trabajo y salud es cada vez más compleja y desafía las políticas de vigilancia pública en la salud de los trabajadores. Actuar sobre los determinantes que están en el origen de estos problemas es como objetivo estratégico en las directrices VISAT (Vigilancia de Salud Ocupacional) definidas por el Ministerio de Salud desde 1998, sin embargo este objeto parece aparecer más en el discurso oficial el de la práctica diaria de los servicios, que por regla general están inundados de demandas específicas, que obligar El rostro uno rutina agotador en conflictos con hacia compañías resultante un montón de veces en la pérdida de sentido de su trabajo. Ante exigencias de esta naturaleza y la oportunidad de solicitud piloto desde el Metodología del Laboratorio en Cambios (LM), en cooperación con El academia, el servicio optó por aplicarse el LM a sí mismo con el objetivo de mejorar su condiciones de trabajo y dominar/aprender la metodología para futuras aplicaciones en el territorio. oh El objetivo del artículo es describir sus resultados y revelar las ideas y principios centrales del método. Tú Los hallazgos revelan el poder de la metodología tanto para equiparar las contradicciones encontradas como cantidad y calidad del trabajo, bien como en la media luna protagonismo (agencia) del actores en buscar en soluciones más sostenibles y perdurable.

DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v13e201825.es

Palabras clave

Laboratorio en Cambios, Trabajar, Vigilancia.

References

Almeida, I.M., Vilela, R.A.G. (2010). Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho–MAPA. Cerest Piracicaba, Piracicaba.

Engeström, Y. (1987). Learning by expanding. An activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit Oy.

Engeström, Y. et al. (1996). The change laboratory as a tool for transforming work.Lifelong Learning in Europe, 1(2), 10-17.

Engeström, Y. (2007). Putting Vygotsky to work: The change laboratory as an application of double stimulation. The Cambridge companion to Vygotsky, pp. 363-382.

Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J., Kerguelen A. (2004). Compreender o Trabalho para Transformá-lo. A prática da Ergonomia (p. 224). São Paulo: Edgard Blücher Ltda.

Jackson Filho, J. M., Barreira, T. H. C. (2013, julho/setembro). A construção da saúde do trabalhador em Piracicaba: análise da ação pública no período de 1998 a 2009. In: Simonelli, A. P., Lemos, M., Querol, M., Almeida, I. A Teoria da Atividade Histórico-Cultural e suas contribuições à Educação, Saúde e Comunicação: entrevista com Yrjö Engeström. Rev. Interface. Comunicação Saúde Educação, 17(46), 715-27.

Querol, M., Cassandre, M., Bulgacov, Y. (2014). Teoria da Atividade: contribuições conceituais e metodológicas para o estudo da aprendizagem organizacional. Rev. Gest. Prod., 21(2), 405-416. São Carlos.

Virkkunen, J., Newnham, D.S. (2015). O Laboratório de Mudança: uma ferramenta de desenvolvimento colaborativo para o trabalho e a educação. Belo Horizonte: Fabrefactum ed..

Vygotsky L.S. (1978). Mind and society: The development of higher mental processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.

65d4f359a9539507f802ae62 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections