Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v13e201804
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS ERGONÔMICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM DO VESTUÁRIO EM ESTUDANTES

ANALYSIS AND IDENTIFICATION OF ERGONOMIC RISKS IN MODELING ACTIVITIES OF CLOTHING IN STUDENTS

Vanessa Bolico da Silva

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Resumo

As condições de trabalho, fundamentalmente relacionadas com o mobiliário utilizado para a realização das atividades, não são sempre adequadas, o que pode levar a adoção de posturas inadequadas e consequentemente a presença de desconfortos, moléstias e dores em diferentes partes do corpo. Os estudantes, nos diferentes níveis de educação, não estão isentos a estas situações. Isto ocorre devido a permanência por longos períodos de tempo em sala de aula e ao mobiliário escolar que não apresenta as condições adequadas para permanecer nas posturas corretas. O objetivo deste trabalho foi identificar os riscos ergonômicos em atividades de modelagem de vestuário. Com o intuito de verificar se o mobiliário está adequado ao porte físico dos estudantes, de maneira que possam realizar suas atividades sem sofrer com dores osteomusculares, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo por meio de estudo de caso. Igualmente a pesquisa foi de caráter quantitativo e qualitativo, sendo aplicado o método REBA para avaliar se as posturas adotadas são potencialmente causadoras de problemas osteomusculares. Utilizou-se o questionário Nórdico para comprovar o quanto as posturas utilizadas são prejudiciais à saúde dos estudantes. Os resultados obtidos mostram que as principais dores se encontram no pescoço, coluna cervical e lombar, quadril e coxa, ombros, braços, antebraços e punhos. Destaca-se que 98,2% das posturas analisadas se encontram entre risco médio e muito alto. Conclui-se que a permanência em ambiente escolar pode levar à aquisição de posturas incorretas, devido às características inadequadas do mobiliário e o uso constante de hábitos posturais defeituosos.

Palavras-chave

Mobiliário Escolar, Problemas Osteomusculares, Ergonomia.

Abstract

Working conditions mainly related to the furniture used to perform the activities isn’t always appropriate, what may lead to the adoption of awkward postures and consequently the presence of discomforts, illnesses and pain in different parts of the body. Students at different levels of education aren’t exempt from these situations due to standing for long periods of time in the classroom and the school furniture can’t present suitable conditions to remain adopting correct postures. The objective of this study was to analyze the conditions of school furniture at the clothing modeling course. In order to check whether the furniture is appropriate for the physique of the students so that they can carry out their activities without suffering of the musculoskeletal pain, a survey of descriptive character through case study was performed. Also, the research was both quantitative and qualitative, applied the REBA method to assess whether the postures are potentially causing musculoskeletal problems. The Nordic questionnaire was used to establish how the postures used are harmful to the health of the students. The results show that the main pain are the neck, cervical and lumbar spine, hip and thigh spine, shoulders, arms, forearms and wrists. It’s noteworthy that 98,2% of the postures are analyzed among medium to very high risk. We conclude that staying in school environment can lead to the acquisition of incorrect postures due to inadequate characteristics of the furniture and the constant use of bad postural habits.

Translated version DOI:  https://doi.org/10.4322/rae.v13e201804.en

Keywords

School Furniture, Musculoskeletal Problems, Ergonomics.

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