DESAFIOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PUBLICA
PEDAGOGICAL CHALLENGES OF TEACHING ACTIVITY ERGONOMICS IN POSTGRADUATE IN PUBLIC HEALTH
DESAFÍOS PEDAGÓGICOS DE LA ERGONOMÍA DE LA ACTIVIDAD DOCENTE EN LA POSEDAD GRADUACIÓN EN SALUD PÚBLICA
José Marçal Jackson Filho, Rodolfo Gouveia de Andrade Vilela, Frida Marina Fischer, Ângela Paula Simonelli
Resumo
A formação de pesquisadores no campo da Saúde do Trabalhador na ergonomia da Atividade depende de métodos pedagógicos específicos para desenvolver ou estimular o interesse pelo ‘olhar etnográfico’, principio fundamental da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). O objetivo deste texto é analisar o desenvolvimento de disciplina sobre Ergonomia da atividade junto aos programas de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP e da FUNDACENTRO. Para analisar o desenvolvimento da disciplina e discutir sua perspectiva pedagógica, foi realizada análise documental assim como reflexão dos docentes sobre sua prática na concepção e condução da disciplina. São apresentadas e discutidas as principais características da disciplina e das ferramentas utilizadas para despertar o interesse dos alunos pela AET. Como todo processo de formação envolve uma mudança de perspectiva, que no caso da Ergonomia, visa buscar compreender o trabalho por meio da experiência de quem trabalha, é fundamental desenvolver situações pedagógicas para confrontar o olhar de especialistas, que boa parte dos alunos carrega ou vivencia, com o olhar etnográfico dos ergonomistas.
Palavras-chave
Abstract
The training of researchers in the field of Occupational Health in the ergonomics of the Activity depends on specific pedagogical methods to develop or stimulate interest in the 'ethnographic look', a fundamental principle of the Ergonomic Work Analysis (AET). The objective of this text is to analyze the development of discipline on Ergonomics of the activity together with the postgraduate programs of the Faculty of Public Health of USP and FUNDACENTRO. In order to analyze the development of the discipline and discuss its pedagogical perspective, a documentary analysis was carried out as well as reflection of the teachers about their practice in the conception and conduction of the discipline. The main characteristics of the subject and the tools used to arouse students' interest in AET are presented and discussed. As every training process involves a change of perspective, which in the case of Ergonomics aims to seek to understand work through the experience of those who work, it is fundamental to develop pedagogical situations to confront the view of specialists, which a good part of the students carries or experiences , with the ethnographic view of ergonomists.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v12n2.e201717.en
Keywords
Resumen
La formación de investigadores en el campo de la Salud Laboral en Ergonomía de la Actividad depende de métodos Técnicas pedagógicas específicas para desarrollar o estimular el interés en la 'perspectiva etnográfica', un principio fundamental del análisis. Ergonomía del Trabajo (AET). El objetivo de este texto es analizar el desarrollo de la disciplina sobre Ergonomía de la actividad juntos hacia Software en posgraduación desde el Facultad en Salud Público desde el USP Es desde el FUNDACENTRO. Para analizar el desarrollo de la disciplina y discutir su perspectiva pedagógica, se realizó análisis documental y reflexión. del profesores acerca de su práctica en concepción Es conduciendo desde el disciplina. Ellos son presentado Es discutido las principales características desde el disciplina Es de herramientas usado para despertar oh interés del estudiantes Para el AET. Como todo proceso en capacitación implica uno cambiar en perspectiva, qué en el caso desde el Ergonomía, Visa buscar comprender oh trabajar por bastante desde el experiencia de quienes trabajan, es fundamental desarrollar situaciones pedagógicas para confrontar las opiniones de los expertos, qué bien parte del los estudiantes llevan o experiencia con la mirada etnográfico del ergonomistas.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v12n2.e201717.es
Palabras clave
Referencias
Assunção, A. A. (2003). Uma contribuição ao debate sobre as relações saúde e trabalho. Ciência e Saúde Coletiva, 8(4), pp. 105-1018. Rio de Janeiro.