GESTÃO DA CARGA DE TRABALHO NA ATIVIDADE DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
WORKLOAD MANAGEMENT IN TEACHING ACTIVITY: A CASE STUDY IN PRIVATE HIGHER EDUCATION
GESTIÓN DESDE EL CARGAR EN TRABAJAR EN ACTIVIDAD MAESTRO: UNO ESTUDIAR EN CASO EN EL EDUCACIÓN SUPERIOR PRIVADA
Sirley Aparecida Araújo Dias, Daisy Moreira Cunha
Resumo
No Brasil, a partir da década de 1990, houve um crescimento expressivo do ensino superior, tanto no setor público, quanto no privado. Este artigo focaliza o trabalho docente em uma IES (Instituição de Ensino Superior) do setor privado, situada na Região Sudeste do Brasil. O objetivo geral é analisar a carga de trabalho docente, em seus múltiplos aspectos, à luz da expansão nesse setor. Para seu desenvolvimento, foram realizadas pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. A última constituiu-se de duas etapas sequenciais e complementares. Na primeira fase, foram obtidos dados quantitativos e, em seguida, foi feito um afunilamento para um estudo de caso individual, com abordagem qualitativa. O cotidiano docente foi acompanhado e descrito numa perspectiva ergonômica e ergológica que também é o referencial teórico adotado. A pesquisa mapeou as múltiplas dimensões da carga de trabalho e sua repercussão sobre todos os docentes. Os resultados obtidos apontam que há uma circulação entre o que é coletivo e o singular, num equilíbrio instável em que, tanto se opera o cumprimento coletivo das regras institucionais, quanto ocorre uma gestão individual que pode, em última análise, impactar sensivelmente a carga de trabalho docente.
Palavras-chave
Abstract
In Brazil, from the 1990s, there was a significant increase in higher education, both in the public and private sectors. This article focuses on teaching work at a private sector HEI (Higher Education Institution) located in the Southeast Region of Brazil. The general objective is to analyze the teaching workload, in its multiple aspects, in light of the expansion in this sector. For its development, researches were carried out: bibliographical, documentary and field. The latter consisted of two sequential and complementary steps. In the first phase, quantitative data were obtained and then a bottleneck was made for an individual case study with a qualitative approach. The daily teaching was accompanied and described in an ergonomic and ergological perspective that is also the theoretical reference adopted. The research mapped the multiple dimensions of the workload and its repercussion on all teachers. The results show that there is a movement between what is collective and the singular, in an unstable equilibrium in which both the collective fulfillment of institutional rules operates, and an individual management that can, ultimately, significantly impact the teaching work.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v12n1.e201704.en
Keywords
Resumen
En Brasil, a partir de la década de 1990, hubo un crecimiento significativo de la educación superior, tanto en el sector público, como en privado. Este artículo se centra en el trabajo docente en una IES (Institución de Educación Superior) del sector privado, Ubicado en la Región Sudeste de Brasil. El objetivo general es analizar la carga de trabajo docente, en sus múltiples aspectos, a la luz de expansión de este sector. Para su desarrollo se realizaron investigaciones: bibliográfica, documental y de campo. A La última constó de dos etapas secuenciales y complementarias. En la primera fase se obtuvieron datos cuantitativos y, en Luego se realizó una canalización a un estudio de caso individual, con un enfoque cualitativo. La rutina de enseñanza era acompañado y descrito desde una perspectiva ergonómica y ergológica, que es también el marco teórico adoptado. La búsqueda mapeó las múltiples dimensiones de la carga de trabajo y su impacto en todos los docentes. Los resultados obtenidos indican que hay una circulación entre lo colectivo y lo singular, en un equilibrio inestable en el que tanto el cumplimiento como el conjunto de reglas institucionales, cuando existe una gestión individual que puede, en última instancia, impactar significativamente cargar de trabajo maestro .
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v12n1.e201704.es
Palabras clave
References
Bertolin, J. (2009, julho). Avaliação da Educação Superior Brasileira: relevância, diversidade, equidade, e eficácia do sistema em tempos de mercantilização. Avaliação, 14(2), 351-383.
Brasil. (2013). Censo da educação superior: 2011 – resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Recuperado em agosto de 2013, de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2011.pdf
Brasil. (2014). Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Recuperado em 14 de novembro de 2014, de http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas.
Guérin, F. et al. (2001) Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blucher.
Lima, F. P. A. (2005). Norma e atividade humana: modelos dinâmicos da prescrição e historicidade das situações de trabalho. In: DIEESE; CESIT (Org.). Trabalho e abordagem pluridisciplinar: estudos Brasil, França e Argentina. São Paulo: DIEESE. Campinas: CSIT/IE/Unicamp.
Lima, F. P. A. (2010). Carga de Trabalho. In: Oliveira, D. A., Duarte, A. M. C., Vieira, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. UFMG, Belo Horizonte. Faculdade de Educação, CDROM.
Schwartz, Y. (2000, julho). Trabalho e usos de si. Pro-posições, São Paulo, 1(5), 34-50.
Schwartz, Y. (2004). Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In: Figueiredo, M. et al. (Orgs.). Labirintos do Trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A.
Schwartz, Y. (2006). Entrevista: Yves Schwartz. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 4(2), pp. 457-466. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
Schwartz, Y., Durrive, L. (2010). (Orgs). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana (2a ed.). Niterói: Editora da UFF.
Schwartz, Y. (2011). Manifesto por um ergoengajamento. In: Bendassolli, P., Soboll, L. (Orgs.). Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, .
Tardif, M. (2012). A carga de trabalho dos professores. In: Tardif, M., Lessard, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes.
Wisner, A. (1994). A inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo: Fundacentro.