AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE ÍCONES DE APLICATIVO DE DISPOSITIVO MÓVEL UTILIZADO COMO APOIO EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
N/A
Fernanda Mendes de Vuono Santos, Sydney Fernandes de Freitas
Resumo
Ícones utilizados em aplicativos de jogos educativos infantis para dispositivos móveis apresentam sérios problemas de usabilidade que induzem as crianças a erros e levam à desmotivação. Este artigo apresenta os resultados de um estudo dos ícones utilizados na construção da interface do aplicativo de um livro de jogos educativos para crianças na faixa de três a cinco anos, seu reconhecimento na idade pré-escolar e consequente eficácia no auxílio da educação. Após a definição da amostra e a seleção da atividade aplicou-se a técnica avaliação cooperativa. Conclui-se com a apresentação de diretrizes para atividade projetual de ícones para crianças.
Abstract
Educational game icons used in mobile devices applications for children have significant usability problems that may induce to errors and demotivation. This article addresses the results of a study of a mobile application interface icons used in a book of educational games for children between the ages of three and five years old in regards to its value and effectiveness as an education aid to a preschooler’s curriculum. A cooperative evaluation technique was applied over the data sample and the selection of activities. We conclude with the recommendation and guidelines for project design for icons for children.