FAQ - Perguntas Frequentes

Sobre nós

O que é Periodikos?

O Periodikos é uma plataforma online autosserviço que permite a editores, instituições ou associações científicas criar sites para revistas científicas, alinhados com as recomendações internacionais, em poucos minutos.

Como nasceu a ideia?

Apesar de o mercado internacional de publicações científicas movimentar bilhões de dólares anualmente, a realidade no Brasil e na América Latina é de total falta de recursos destinados para pesquisa científica e, ainda menos, para sua divulgação. Assim, a Periodikos surgiu como uma proposta para incentivar a divulgação científica nesse mercado, permitindo que revistas tenham acesso a um sistema de qualidade, alinhado com as recomendações internacionais. Nosso grande diferencial é a facilidade para criar sites de revistas científicas, que a própria equipe editorial possa atualizar e gerenciar o conteúdo, sem desperdiçar recursos, tão importantes na área acadêmica.

Quais tipos de revista podem utilizar o Periodikos?

O Periodikos é uma plataforma para criar e hospedar sites de revistas científicas, e sua utilização deve estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, sites de revistas científicas, resumos e anais de congressos podem ser atendidos pelo Periodikos. Sites criados que não estejam em conformidade com os nossos termos serão desativados.

Posso sugerir melhorias e funcionalidades?

O Periodikos foi lançado em 2017 e já recebeu muitas melhorias. Agora, estamos trabalhando para disponibilizar o nosso plano de melhorias futuras e, assim, todos podem opinar sobre o que é importante para sua revista. Entretanto, nossa premissa de manter as funcionalidades alinhadas com as recomendações internacionais sempre será prioridade. Nossa missão é que você possa cuidar do seu conteúdo sem ter que se preocupar com detalhes técnicos ou estudar as recomendações internacionais, para publicação de periódicos científicos.

Posso gerenciar a avaliação dos artigos?

Sim, entretanto essa tarefa deve ser feita pelo corpo editorial da revista em outra ferramenta. A plataforma Periodikos não auxilia na avaliação. Tomamos essa decisão depois de estudar outros sistemas que tentam ajudar em todas as etapas desde a avaliação e produção até publicação, mas acabam falhando e se tornam uma dor de cabeça para as revistas devido à sua complexidade. O Periodikos tem o foco específico em ser fácil na etapa final: a publicação e divulgação das revistas científicas!

Posso criar o repositório da minha universidade?

O Periodikos não foi feito pensado nesta finalidade, mas, através dos recursos existentes no sistema, é possível realizar o cadastro do acervo de diferentes revistas. Dessa forma, com alguns ajustes, talvez seja possível haver uma espécie de repositório de revistas. No entanto, da maneira como o sistema está hoje, embora seja possível, talvez não seja recomendado. Estamos pensando em maneiras de possibilitar um ambiente para múltiplos periódicos em uma única conta; então, fique de olho em atualizações futuras.

O Periodikos é Open Source ou usa OJS/SEER?

Não. Acreditamos na iniciativa e colaboramos, quando possível, mas o ritmo de desenvolvimento e o código aberto deixam as plataformas vulneráveis. Assim, o Periodikos utiliza um código proprietário para ter liberdade de desenvolver melhorias relevantes mais rapidamente. Além disso, o fato de ser um serviço libera o cliente totalmente das responsabilidades e dos custos relacionados a hospedagem, atualizações de segurança, manutenção e desenvolvimento de melhorias, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico dedicado, evitando que o cliente precise gastar horas em fóruns ou/e contratar consultorias especializadas.

Preços e planos

Qual a diferença entre o plano FREE e os pagos?

O plano FREE é um plano mais simples, que possibilita o cadastro de uma quantidade fixa de artigos e tamanho reduzido para upload dos arquivos. O plano FREE tem anúncios da plataforma (ver FAQ abaixo) enquanto, nos planos pagos, o próprio cliente gerencia os banners. Outras diferenças são as possibilidades de possuir um domínio próprio ‒ www.minharevista.com.br ‒ e suporte técnico prioritário.

O que são banners da plataforma no plano FREE?

Os banners da plataforma são anúncios para divulgação de informações ou instituições, e de eventos relacionados e relevantes ao mercado de publicação científica.

Qual a utilidade do plano FREE com apenas 30 artigos?

O limite de 30 artigos existe para que, através do plano Free, seja possível testar alguns recursos dos planos Pró, como o acesso à página de resumo do artigo e o sistema de buscas. Entretanto, o plano FREE permite um número ilimitado de edições, que podem direcionar para acervos externos hospedados no SciELO e em repositórios institucionais SEER/OJS, diretórios do Google Drive, Dropbox, etc. Conheça aqui alguns clientes Periodikos que utilizam essa estratégia.

Quando termina o plano FREE?

Não existe um limite de tempo para o plano Free. Você pode continuar neste plano por quanto tempo desejar.

Quais as formas de pagamento?

Atualmente, os pagamentos podem ser feitos diretamente por pessoas físicas, através de Mercado Pago, usando boleto ou cartões. Para pessoas jurídicas ou instituições, etc., entre em contato ‒  financeiro@periodikos.com.br  ‒ para consultar outras formas de pagamento.

Posso vender anúncios nos planos pagos?

Você tem todo o direito de vender o espaço do seu site para anúncios, desde que o conteúdo destes anúncios não entre em conflito com os Termos de Uso do Periodikos.

Posso testar um plano pago antes de contratar?

Hoje, o Periodikos não possui um sistema Trial, mas acreditamos que o plano FREE é suficiente para testar o sistema antes de decidir migrar para os planos pagos, pois a única diferença visual são os banners. Você também pode avaliar os planos pagos conhecendo revistas que adotaram a plataforma Periodikos.

O acervo da minha revista é enorme, posso cadastrá-lo?

Os artigos cadastrados após a contratação já estarão seguros no seu acervo. Cadastrar o acervo histórico da sua revista é possível e, nesses casos, somente é cobrada uma taxa única, dependendo do volume de artigos. Entre em contato com o nosso suporte em financeiro@periodikos.com.br.

O acontece se eu cancelar ou parar de pagar?

Se você cancelar sua conta, seu site é desativado. Caso você se arrependa, terá 90 dias antes que todos os arquivos e dados sejam permanentemente excluídos. Caso deixe de pagar, sua conta continuará funcionando normalmente pelo resto da duração do seu contrato (mensal ou anual), sendo revertida para o plano FREE após 30 dias.

Quem atualiza o conteúdo?

Através do painel de administração, você pode atualizar todo o conteúdo disponível no site, incluindo conteúdo das páginas, acervo, informações da revista, notícias e até mesmo o layout.

Posso contratar gerenciamento de acervo e conteúdo?

Sim, você pode contratar um dos parceiros credenciados, ou solicitar ao seu prestador de serviço atual para usar a plataforma Periodikos para criar o site da sua revista científica.

Posso me tornar um parceiro? Quais as vantagens e como devo proceder?

Sim, o Periodikos é uma plataforma em constante evolução e parcerias são muito bem-vindas. Estamos ativamente credenciando parceiros para gestão de conteúdo e acervo, setup e layout, e desenvolvimento de plugins. A grande vantagem para o parceiro é utilizar o Periodikos como um marketplace para esses serviços, sem se preocupar com a manutenção e a evolução da plataforma. Caso tenha interesse em se tornar um parceiro, escreva para helpdesk@periodikos.com.br.

Migração e layout

Quais as opções de layout?

Um layout padrão é disponibilizado no momento do cadastro, mas existem várias opções de customizações através da administração. Informações  ‒ como cores, tipografia, imagens e banners ‒podem ser ajustadas diretamente através de opções na administração e, para usuários avançados, o sistema ainda disponibiliza uma galeria para você enviar suas imagens e customizar o layout usando CSS. 

Posso migrar meu site atual com o mesmo layout?

Consulte os parceiros da plataforma Periodikos, especialistas em layout e migração, para discutir acerca de demandas específicas da sua migração. Enquanto nossa página de parceiros não fica pronta, por favor, entre em contato com helpdesk@periodikos.com.br para solicitar indicações.

Tenho outras dúvidas. Para quem posso perguntar?

Envie um e-mail para helpdesk@periodikos.com.br e iremos responder o mais breve possível.

Perguntas técnicas

Como funciona o suporte técnico?

Todos os planos dão acesso ao suporte técnico e a um sistema de documentação direto no contexto da tela em uso no painel administrativo. Os planos pagos têm prioridade na solução de dúvidas por e-mail e acesso a suporte via chat em tempo real* e, dependendo do plano, direto do painel de administração da sua revista.
* disponível durante o horário comercial no Brasil.
 

Como é realizado o cadastro de artigos?

Atualmente, o cadastro pode ser realizado manualmente via formulários responsivos ou semiautomaticamente, realizando o upload da versão XML JATS dos artigos. Além disso, também é possível contratar um dos parceiros especialistas em migração. Enquanto nossa página de parceiros não fica pronta, por favor, entre em contato com helpdesk@periodikos.com.br para solicitar indicações.

Onde ficam hospedados os arquivos da minha revista?

A plataforma Periodikos utiliza datacenters da Amazon AWS e está sendo desenvolvida para ter alta disponibilidade e resiliência a falhas. Os arquivos que você envia para a galeria de documentos e para os artigos cadastrados são hospedados utilizando a tecnologia AWS S3, que garante disponibilidade de 99,99% e durabilidade de 99,999999999% (https://aws.amazon.com/s3/faqs/).

Qual o tamanho máximo para os arquivos?

Estamos sempre trabalhando para eliminar ou ampliar os limites. Para conhecer o tamanho máximo de upload de arquivos, consulte a informação na tabela de planos.

O sistema possui uma API?

Sim. No momento, entretanto, a API é simplificada e para uso interno da equipe de desenvolvimento de aplicativos Periodikos para Android e iOS. À medida que a API ganhe uma versão estável e madura, esta será liberada para parceiros e integradores.

logo
Page Sections