Relevância do psicólogo na inclusão escolar de crianças com autismo.
Relevance of the psychologist in the school inclusion of children with autism.
Francislina Colombo - MsC – Coordenadora do Curso de Psicologia - Instituto Superior Politécnico Tocoísta – Luanda. francislinadejesus@hotmail.com
Resumo
O presente artigo como tema “ Relevância do psicólogo na inclusão escolar de crianças com autismo”. O principal objectivo deste artigo é analisar as mudanças promovidas pelas políticas de inclusão em relação ao acesso permanênciam e presença da criança com autismo na escola de forma regular. É um artigo bibliográfico que inicialmente abordará sobre o autismo e o diagnóstico diferencial, em seguida trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial, ao longo dos anos. Uma realidada de estudo que orientamos, a qual foi realizada na Escola Primária nº 5004 “24 de Outubro”, sita na província de Luanda, concretamente no Distrito sede da Vila de Viana, o estudo de campo foi realizado no primeiro trimestre de 2023. Limitou-se a estudar apenas crianças da 1ª à 6ª classe. Para que haja a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso, permanência da criança com autismo. Adaptações no currículo são necessárias para desenvolver sua autonomia, ultrapassar seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar o autismo e a inclusão contribui para ampliar o conhecimento na área, contudo é necessário a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. Nesta perspectiva, a temática reafirma a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. Proporcionar as crianças com autismo a convivência com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo a suas capacidades interativas, impedindo o isolamento continuo. Todas as estratégias são fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente, além de elevar o bem estar psicológico da criança e da família.
Palavras-chave
Abstract
The theme of this article is "The relevance of psychologists in the inclusion of children with autism in schools". The main objective of this article is to analyze the changes promoted by inclusion policies in relation to the access, permanence and presence of children with autism in regular schools. It is a bibliographical article that will initially deal with autism and differential diagnosis, then deals with Inclusive Education, the National Special Education Policy, over the years. The study was carried out at Primary School No. 5004 "24 de Outubro", located in the province of Luanda, specifically in the district of Vila de Viana, in the first quarter of 2023. The study was limited to children from 1st to 6th grade. School inclusion requires the involvement of the school, community and family to meet the needs and guarantee access and permanence for children with autism. Adaptations to the curriculum are necessary to develop their autonomy, overcome their social deficits, so that new knowledge and behaviors are developed in the student. Studying autism and inclusion contributes to expanding knowledge in the area, but it is necessary to train basic education professionals from the perspective of school inclusion. From this perspective, the issue reaffirms the need for everyone to understand and accept human diversity, so that they can contribute to building a fair and equal society. Providing children with autism with the opportunity to socialize with others of the same age makes it possible to stimulate their interactive capacities, preventing continued isolation. All these strategies are fundamental for autistic children to grow cognitively and socially, as well as improving the psychological well-being of the child and the family.
Keywords
Referências
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Submetido em:
30/05/2025
Revisado em:
23/06/2025
Aceito em:
25/07/2025
Publicado em:
25/07/2025