Ntetembwa
https://app.periodikos.com.br/journal/santomadomba/article/5f900f420e882553771ddb38
Ntetembwa
Bibliografico

Didactica Escolar no Processo de Ensino e Aprendizagem: estudo de caso no Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu.

Eduardo Evaristo Pascoal

Downloads: 3
Views: 268

Resumo

RESUMO

A presente pesquisa aborda a didatica escolar no processo de ensino-aprendizagem,( estudo de caso no Insituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu). Para este estudo se propôs como objetivo geral : Analisar a importância da didática escolar no processo de ensino- aprendizagem no Instituto médio Politécnico Pascoal Luvualu – Luanda/Angola, considerando a participação dos alunos e docentes na área de formação do ensino médio técnico em mecânica e construção civil do 2º ciclo do ensino secundário e como específicos, avaliar os conhecimentos que os professores possuem em relação os métodos e técnicas didático-pedagógicos no Instituto médio politécnico Pascoal Luvualu com a participação dos alunos e docentes da área de formação do ensino médio técnico em mecânica e construção civil do 2 ciclo do ensino secundário; descrever os recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e sua relação comos conteúdos planificados no Instituto politécnico Pascoal Luvualu com a participação dos alunos e docentes da área de formação do ensino médio técnico em mecânica e construção civil do segundo ciclo do ensino secundário; identificar as percepções dos alunos em relação ao desempenho dos professores em sala de aula  no processo de ensino – aprendizagem no instituto politécnico Pascoal Luvualu com a participação  dos alunos e docentes da área  de formação do ensino médio técnico em mecânica e construção civil do segundo ciclo do ensino secundário; verificar os indicadores didático-pedagógico utilizadas na avaliação de desempenho dos professores no processo de ensino – aprendizagem no instituto politécnico pascoal Luvualu com a participação dos alunos e docentes da área de formação  do ensino médio técnico  em mecânica  e construção civil. Aplicou-se o tipo de pesquisa descritiva e uma metodologia com enfoque qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados procedimentos como, analise documental, entrevistas com questionários não estruturados que foram aplicados a professores. Os principais resultados encontrados indicam que, os professores, têm incentivado em grande medida os alunos a estudar, de formas, amanhã serem bons profissionais, e Verificou-se então que os professores do instituto médio politécnico Pascoal Luvualu empenham-se na transmissão dos conteúdos, e no relacionamento com os seus alunos que é uma das premissas fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Palavras chaves: Escolar. Didática. Ensino-aprendizagem.

Referências

Bibliografia.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4 ed. São Paulo: Atlas,1999.

 

ALVARENGA, Estelbina Miranda de. Metodologia de investigação quantitativa e qualitativa: Normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos. 2ª ed. Assunção, Paraguai, 2012.

 

ESPINOLA RIOS, E. A. (2016). Reflexao e meditaçao didactica como Parte fundamental do ensino de ciencias. Bogotá.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

de ciencias. Bogotá.

GOMEZ VAHOS, L. E.-V. (19 de Outubro de Junho de 2019). Práticas Avaliativas na Escola. Aleth. Rev. desenvolvimento. murmurar. educ. Soc. contemporanea, pp. 37 - 68.

GIL. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

HAYDT. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEITÃO, Angelo. Preocupações pedagógicas de académicos de Educação Física. 5. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 1976.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 12.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

MARTINS, José do Prado. Didática Geral: Fundamentos, Planejamento, Metodologia, Avaliação. São Paulo: Atlas, 1. ed, 1986.

 

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

 

PILETTI, Claudino. Didática Geral. [S.I]. Ática, 1997.

 

SOUZA, S.E. O Uso de Recursos Didáticos no Ensino Escolar: I Encontro de Pesquisa em Educação. [S.I]. Arq.Muddi.2007.

 

VAZ FREIXO, Manuel João. Metodologia Cientifica, Fundamentos Métodos e Técnicas. 3° edição. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.


Submetido em:
12/10/2020

Revisado em:
15/10/2020

Aceito em:
21/10/2020

Publicado em:
21/10/2020

5f900f420e882553771ddb38 santomadomba Articles
Links & Downloads

Ntetembwa - ISPT

Share this page
Page Sections