AUTISMO, NIVEIS E SUAS LIMITAÇÕES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Marielle Flávia do Nascimento Araújo; Isabella Korina dos Santos Barbosa; Ariany Thauan Pereira de Holanda; Cleide Santos de Moura; Julia Bryana de Barros Santos; Vitória Sousa da Silva; Isabel Torres dos Santos; Joysy Kynberlyn Gomes Campelo; Alexsandro Gomes da Silva; Évne Maria do Nascimento Silva
Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista apresenta características especificas como a dificuldade de manter o contato visual, ecolalia que é uma forma de afasia em que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve, estereotipias que são as repetições e rituais que podem ser linguísticos, motores e até mesmo de postura, interesses restritos, dificuldade de comunicação, linguagem expressiva e comunicativa. Objetivo: Este estudo possui o objetivo de identificar na literatura científica quais os niveis do transtorno de espectro autista, bem como suas limitações na sociedade em dias atuais. Método: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Utilizou artigos publicados no período entre os anos de 2017 a 2022, nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Pubmed. Resultados: Foram selecionados 13 artigos, que abordavam acerca do autismo, seus niveis e suas limitações. Com base em relatos experimentais, O TEA pode ser identificado ou observado inicialmente a partir dos 12 meses de vida da criança, observando melhor os sinais de alerta a partir dos 18 meses pelos responvaveis legais. Conclusão: O profissional e a família deve manter o cuidado e visão holística, analisando o indivíduo como um todo e aplicando boas maneiras de forma ética para que se promova o avanço dentro da limitação de cada pessoa com transtorno de espectro autista.
Palavras-chave
References
BIALER, M.; VOLTOLINI, RINALDO. Autismo: história de um quadro e o quadro de uma história. Psicologia em Estudo, v. 27, 13 dez. 2021.
CUNHA, Inara; ARAÚJO, José. O Autismo no Brasil: No Processo Histórico, Inclusivo e Terapêutico. In: EDUCAÇÃO em foco: desafios e possibilidades. [S. l.]: Pantanal Editora, 2021. cap. 3, pág. 30-41. ISBN 978-65-88319-57-4.
EVÊNCIO, Kátia Maria de Moura; MENEZES, Helena Cristina Soares; FERNANDES, George Pimentel. Transtorno do Espectro do Autismo: Considerações sobre o diagnóstico / Autism Spectrum Disorder: Diagnostic Considerations. ID on line. Revista de psicologia, [S.l.], v. 13, n. 47, p. 234-251, out. 2019. ISSN 1981-1179. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1983/3126>. Acesso em: 05 maio 2022. doi:https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1983.
FERREIRA, Pedro TRADUZINDO O AUTISMO. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. 2021, v. 36, n. 106, e3610615. Available from: <https://doi.org/10.1590/3610615/2021>. Epub 12 Mar 2021. ISSN 1806-9053.
FEZER, Gabriela Foresti et al. Características perinatais de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, p. 130-135, 2017.
FREITAS, Djalma et al. Relações de cuidado junto a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo. Relations de soins avec les personnes atteintes par le trouble du spectre de l’autisme, [s. l.], v. 332, 18 out. 2021
NICOLETTI, Maria Aparecida; HONDA, Fernanda Ramaglia. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ACESSO À SOCIEDADE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, [S.l.], v. 33, n. 2, p. 117-130, june 2021. ISSN 2318-9312. Disponível em: <http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=2814>. Acesso em: 04 may 2022. doi:http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e2.a2021.pp117-130.
OLIVEIRA, Sandra; MASSOLIN, Ana. ESTUDO SOBRE A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) E SUA CONTIBUIÇÃO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), GRAUS II E III, NO ENSINO FUNDAMENTAL I. -, [S. l.], pág. 1-20, fev. 2021.
RICCIOPPO, MRPL et al. Meu filho é autista: percepções e sentimentos maternos. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto , v. 22, n. 2, p. 132-146, dez. 2021.
ROMEIRA, Gabriela Moreira et al. Avaliação Psicológica de Crianças com Suspeita de TEA: Perfil Interativo dos Avaliadores. Aval. psicol. , Campinas , v. 20, n. 1, pág. 43-51, mar. 2021.
SANTOS, Fabio et al. Transtorno do Espectro Autista (TEA): Desafios da Inclusão. -, [S. l.], v. 2, pág. 1-27, 2020.SOUZA, Amândio; GONÇALVES, Dalila; CUNHA, Daniele. Transtorno do Espectro Autista: Uma introdução. -, [S. l.], pág. 1-4, 2019.
ZANON, Regina Basso et al. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 19, n. 1, p. 152-163, abr. 2017.
Submitted date:
06/03/2022
Reviewed date:
06/06/2022
Accepted date:
06/08/2022
Publication date:
06/08/2022