PhD Scientific Review
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Revisão Educação

APRENDIZAGEM ATIVA: PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA

Miriane Timm Morales; César Augusto Costa

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Resumo

A escola, como instituição social, e seus métodos precisam ser compreendidos em seu contexto histórico, social e cultural, tendo em vista o sujeito que desejamos formar e para qual sociedade. Assim sendo, a educação formal, pedagogicamente intencional, essa mesma sociedade parece estar conduzindo-nos a uma resignificação da interação entre educador e educando. Para tanto, o presente trabalho procura apontar definições sobre aprendizagem ativa, como perspectiva metodológica, identificando as suas formas de abordagem, assim como o papel do educador e do educando nesse processo. A partir disso, o presente ensaio objetiva refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa, suas definições, como perspectiva metodológica pautada no desenvolvimento de habilidades de pensamento e questionamento, identificando as suas formas de abordagem, assim como o papel do educador e do educando nesse processo. Por fim, o trabalho procura relacionar aprendizagem ativa e abordagem sócio-histórica, traçando um paralelo crítico entre as formas de abordagem.

Palavras-chave

aprendizagem ativa; aprendizagem crítica; aprendizagem significativa; metodologia ativa.

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Submetido em:
19/10/2021

Revisado em:
01/11/2021

Aceito em:
01/11/2021

Publicado em:
05/11/2021

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