GESTÃO PÚBLICA E SUSTENTABILIDADE
Dênis Fabrício Fernandes
Resumo
O presente estudo tem como objetivo abordar sinteticamente acerca das políticas públicas educacionais e o desenvolvimento sustentável, de modo a refletir sobre a relevância de se estudar e de se conscientizar sobre o desenvolvimento sustentável. No decorrer da leitura desta pesquisa ficará evidente que é preciso que o tema “Desenvolvimento Sustentável” esteja presente nos currículos escolares e universitários de todo o país. Para tanto, utilizar-se-á como base teórica autores como: Oliveira (2010), Azevedo (2003), Fien (1999), Souza (2003), entre outros. Em termos genéricos, o objetivo desta pesquisa será de investigar o que professores, especialistas e estudiosos dizem sobre o assunto, bem como salientar sobre a política pública educacional atual voltada para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave
References
AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Câmara dos Deputados. Biblioteca Digital. 1995. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. 24ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. (Coleção Saraiva de Legislação). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 1º jan. 2017.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 fev. 2017.
FERNANDES, J.W.N. A gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável sob a ótica da contabilidade. IN: XVI Congresso Brasileiro De Contabilidade. 2000, Goiás. Conselho Federal de Contabilidade.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua Portuguesa. 2ª edição. Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; NOGUEIRA, Flávia Maria de Barros. Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas Plano nacional de educação. 2015. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/Noticias/impactos_politicas_educacionais_cotidiano_escolas_publica_PNE.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2017.
FREITAS, Mário. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 547-575, jul./dez. 2004. Disponível em: <file:///C:/Users/D%C3%AAnis/Downloads/9666-28817-1-PB.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2017.
GIRON, Graziela Rossetto. Políticas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com a cidadania. Revista de Educação. PUC-Campinas. Campinas. n.24. jun. 2008.
INEP/MEC. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário vol. 2 / Editora-chefe: Marilia Costa Morosoni. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, março 2003.
LAYRARGUES, Philippe P. Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: evolução de um conceito?, 1997. Disponível em: <http://material.nereainvestiga.org/publicacoes/user_35/FICH_ES_32.pdf>. Acesso em: 10 Jan. 2017.
MAIMON, Dália. Ensaios sobre Economia do Meio Ambiental. Rio de Janeiro: Aped - Associação de Pesquisa e Ensino em Ecologia e Desenvolvimento, 1992.
MONTIBELLER, Gilberto Filho. O Mito do Desenvolvimento Sustentável. Editora da UFSC. Florianópolis, 2004.
OLIVEIRA, Adão F. de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. (In: OLIVEIRA, A. F. de; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. (Orgs). Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Góias: Editora PUC, 2010).
PADILHA, Norma Sueli. Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro. Ed. Elsevier, 2010.
PIMENTA, C.C. A reforma gerencial do estado brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. In: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 32 (5), 1998.
RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Introdução: Economia ou Economia política da sustentabilidade. In: MAY, Peter H.; LUSTOSA, Maria Cecília; VINHA, Valéria da. Economia do meio ambiente: Teoria e pratica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
______. Desenvolvimento sustentável e mudança institucional: notas preliminares. Vol. 1, Rio de Janeiro: Revista Econômica, 1999.
SETUBAL, Maria Alice. Com a palavra... Consulex. Ano XVI. nº. 382. 15 de Dezembro de 2012.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003.
SHUVARTZ, Marilda. Educação, Trabalho de Desenvolvimento Sustentável. Texto 1: Educação e sustentabilidade: desafios e proposições à luz da Conae/2014 e do PNE. Salto Para o Futuro. Ano XXIII - Boletim 15 – Set./2013. Disponível em: <http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/18350515_DesenvolvimentoSustentavel.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2017.
TILBURY, D., STEVENSON, R. B., FIEN, J., SCHREUDER, D. Education for Sustainable Development: Dimensions of Work. IUCN Commission on Education and Communication – The World Conservation Union. 2002.
WEBER, Demétrio. Unesco quer educação para o desenvolvimento sustentável no currículo das escolas. Site: O Globo, 2014. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/unesco-quer-educacao-para-desenvolvimento-sustentavel-no-curriculo-das-escolas-14546198. Acesso em: 4 jan. 2017. Sem paginação.
VIOLA, Eduardo J.; LEIS, Hector R. A Evolução das políticas ambientais no Brasil-1971-91: do bissetorialismo preservacionista para o multissetorialismo orientado para o desenvolvimento sustentável. In: HOGAN, Daniel J.; VIEIRA, Paulo F. (Org.). Dilemas Socioambientais e desenvolvimento Sustentável. 2. ed. Campinas:
Unicamp, 1995.
Submitted date:
06/15/2021
Reviewed date:
06/16/2021
Accepted date:
06/18/2021
Publication date:
06/18/2021