PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.53497/phdsr1n3-002

PSCR

Revisão Educação

ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Marcus Antônio Santiago

Downloads: 6
Views: 678

Resumo

A construção histórica do Ensino Religioso Escolar nos seus primórdios foi muito tumultuada. A confusão entre Ensino Religioso, Ensino de Religião ou Catequese era forte no passado e ainda perdura em nossos dias, tanto na teoria como na prática. Daí muita contestação sobre essa tão importante disciplina escolar. No entanto, ele tem o seu itinerário e continua percorrendo caminhos tortuosos e complexos, a fim de legitimar a sua identidade e o porquê de estar na grade curricular até nos dias de hoje. É necessária uma convicção: O Ensino Religioso não é um ensino qualquer, vago, impreciso. Ele tem a sua história, o seu conteúdo específico, a sua metodologia e os elementos que o configuram como área de conhecimento nos termos da Resolução CNE/CEB Nº. 7/2010, que visa à formação integral do educando e sua obrigatoriedade na matriz curricular do Ensino Fundamental. É preciso que tenhamos bem claro o que seja um Estado Laico para compreender melhor as suas obrigações, pois, mesmo sendo laico, o Estado deve assegurar a todos os educandos o direito de receber uma formação integral. Inclusive a formação religiosa desejada, visando “o pleno desenvolvimento da pessoa” (Art. 5 da Constituição Federal 1988). No Ensino Fundamental, o Ensino Religioso oportuniza que temas que envolvam o Fenômeno Religioso e a formação integral do ser humano sejam abordados com criticidade, cientificidade num contexto que haja partilha, diálogo, compreensão e superação de preconceitos advindos de questões etnocêntricas, religiosas, culturais ou de gênero. A proposta deste é rememorar a historicidade do Ensino Religioso discutido ao longo da educação no país dentro dos aspectos históricos e constitucionais, possibilitando uma compreensão em nível nacional das principais motivações que levaram grupos, associações, docentes e pesquisadores a não medir esforços para que essa disciplina fosse regulamentada e incluída na constituição maior do país (CF/1988).

Palavras-chave

Palavras-chave: Ensino Religioso. Constituições Federais. História da Educação. Laicidade.

Referências

BRASIL. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Diário Oficial da União, Brasília, Nº. 248, de 23 de dezembro de 1996.

GONÇALVES, Heitor Antônio. Planejamento e avaliação educacional. 1ª Edição. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2008.

OLIVEIRA, Noely. Guia de Estudo: Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar. Editora Prominas: Coronel Frabriciano, 2008.

MINAS GERAIS. Resolução Nº. 456, de 30 de setembro de 2009: Dispõe sobre a Inspeção Escolar na Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. MG 10/2009.

SILVA, Rosana Cristina Ferreira. Políticas Públicas Educacionais. Editora Prominas: Coronel Fabriciano, 2008.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Submetido em:
11/06/2021

Revisado em:
14/06/2021

Aceito em:
14/06/2021

Publicado em:
24/06/2021

60d502dfa953957e170bca66 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections