PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.5281/zenodo.7791765

PSCR

Revisão Ciências da Saúde

THE PHYSIOTHERAPEUTIC CARE FOR DEAF AND HEARING IMPAIRED PATIENTS

Valdemar Barbosa Lima Júnior; Antônio Ricardo Ferreira.

Downloads: 3
Views: 550

Resumo

This article aims to discuss the relevance of inclusive physiotherapy care for deaf and hearing-impaired patients, taking into account their forms of communication. We based on Chiba and Almeida (2020), Gabriel, Almeida and Amorim (2021), Peixoto et al (2018) and Brazilian legislation. It is a work whose method is inductive, in which we seek to point out recommendations for physiotherapists to offer better care to people with some type of deafness. We believe that physiotherapists are aware of the importance of including deaf and hearing-impaired patients, however there is a lack of direction and better training in Libras in Physiotherapy courses. Likewise, there is a lack of publications on this topic. The physiotherapist must be constantly updated in his work activity and seek good communication strategies, without excluding any patient.

Palavras-chave

Physiotherapy attention; Deaf people; Hearing impaired.

Referências

BORTAGARAI, Francine Manara. A comunicação entre fisioterapeutas e sujeitos com encefalopatia crônica não progressiva. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal de Santa Maria, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6498. Acesso em: 19 ago. 2022.

BRASIL . Lei de número 10.436 de 24 de abril de 2002. Reconhece a Libras como meio de comunicação e expressão da comunidade surda. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão de número 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 20 ago 2022.

BRASIL. Projeto de lei 5.961 de 2019. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, nos currículos do ensino fundamental e do ensino médio, para todos os alunos, conteúdos relativos à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=139785. Acesso em: 17 ago. 2022.

CENTRO AUDITIVO VIVER. Graus de surdez. Disponível em: https://centroauditivoviver.com.br/blog/graus-perda-auditiva/. Acesso em: 17 ago. 2022.

CHIBA, Geisiane; ALMEIDA, Bruna. Desafios no Atendimento de Fisioterapia em Pacientes Surdos. Faculdade Laboro, DF, Anais, 2020. Disponível em: http://repositorio.laboro.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/240. Aceso em: 17 ago. 2022.

GABRIEL, Larissa. Bolzani.; ALMEIDA, Marina Tzortzato; AMORIM, Brandão Patrícia. Assitência do fisioterapeuta aos pacientes portadores de deficiência auditiva. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218,[S. l.], v. 2, n. 8, p. e28613, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i8.613. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/613. Acesso em: 17 ago. 2022.

LIMA JÚNIOR, Valdemar Barbosa. A formação do intérprete de Libras em Belo Horizonte. (No prelo).

LIMA JÚNIOR, Valdemar Barbosa; LIMA, Tuender Durães de. O ensino de Libras ministrado por professor surdo e por professor ouvinte. (No prelo).

PEIXOTO, Ana Milena Vieira et al. Anais do 1º Congresso Brasileiro de Saúde em Libras. (ID:39), p. 48-49. Juazeiro, UNIVASF, 2018. Disponível em: https://pais.ufba.br/sites/pais.ufba.br/files/pais.2.pdf#page=48. Acesso em: 18 ago. 2022.

PERLIN, Gládis. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5880/000521539.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

SINALÁRIO. Sinais da Biologia. Universidade Federal de Viçosa (MG). Disponível em: https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/.Acesso em: 19 ago. 2022.

WILCOX, Phyllis Perrin; WILCOX, Sherman. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

 

 


Submetido em:
21/03/2023

Revisado em:
01/04/2023

Aceito em:
01/04/2023

Publicado em:
01/04/2023

642871d7a9539567092048a3 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections