PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.5281/zenodo.6954331

PSCR

Revisão Ciências da Saúde

CONSEQUÊNCIAS DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA FASE ADULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

CONSEQUENCES OF ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD) IN ADULT PHASE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW.

Ariany Thauan Pereira de Holanda; Marielle Flávia do Nascimento Araújo; Isabella Korina dos Santos Barbosa; Alexsandro Gomes da Silva; Joysy Kynberlyn Gomes Campelo; Larissa ayanna pessoa Santos; Ildson Vieira De Arruda; Myrelle Alves da Silva; Nikole Eduarda Carolyne de Paula Bezerra dos Santos; Évne Maria do Nascimento Silva.

Downloads: 36
Views: 1795

Resumo

Introdução: O TDAH geralmente surge na infância e costuma permanecer na fase adulta, e com isso visou que apenas 12,2% dos adultos que contêm o transtorno possuem o diagnóstico desde a infância e observou que em média de 60% de crianças persistem com os sintomas na fase adulta. Objetivo: Este estudo possui o objetivo de identificar na literatura científica quais são as consequências que o TDAH pode atingir pode indivíduo em sua fase adulta. Método: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Utilizou artigos publicados no período entre os anos de 2017 a 2022, nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Pubmed. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, que abordavam acerca do TDAH, e suas consequências na fase adulta. Os indivíduos portadores de TDAH, podem enfrentar diversos desafios, visto que os impactos causados por esse transtorno, tendem a sofrer mudanças de acordo com as demandas que são apresentadas em cada faixa etária, podendo-se apresentar de forma bastante significativa na idade adulta.  Conclusão: O indivíduo com TDAH logo após seu diagnóstico deve estar cercado por pessoas dispostas a ajudá-lo a entender o transtorno, a equipe interdisciplinar em saúde com terapias psíquica, ocupacionais e assistência clínica e no âmbito educacional com suporte da equipe escolar, facilitando positivamente a maneira de lidar com TDAH.

Palavras-chave

Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade; Adulto; Análise de Consequências

Abstract

Introduction: ADHD usually appears in childhood and usually remains in adulthood, and with this it was aimed that only 12.2% of adults who have the disorder have the diagnosis since childhood and observed that an average of 60% of children persist with symptoms in their childhood. adulthood. Objective: This study aims to identify in the scientific literature what are the consequences that ADHD can affect an individual in his adult phase. Method: The present study is a literature review. It used articles published in the period between 2017 and 2022, in the Scielo, Lilacs, Medline and Pubmed databases. Results: Fifteen articles were selected, which addressed ADHD and its consequences in adulthood. Individuals with ADHD may face several challenges, since the impacts caused by this disorder tend to undergo changes according to the demands that are presented in each age group, and may present themselves quite significantly in adulthood. Conclusion: The individual with ADHD soon after his diagnosis must be surrounded by people willing to help him understand the disorder, the interdisciplinary health team with psychological and occupational therapies and clinical and educational assistance with the support of the school team, positively facilitating the way of dealing with ADHD.

Keywords

Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Adult; Consequence Analysis.

References

BERTOL, R; SANTOS, VX. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). TDAH, [s. l.], 2022. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/927. Acesso em: 26 maio 2022.

DONIZETTI, IS. TDAH e a importância de um diagnóstico correto. TDAH, [s. l.], v. 12, ed. 32, 2022. Disponível em:

https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2221. Acesso em: 26 maio 2022.

MIRANDA, MI. Convivendo e aprendendo com o TDAH: Um estudo de caso. TDAH, Rev. Psicopedagogia, v. 39, ed. 118, 2022. DOI 10.51207/2179-4057.20220010. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v39n118a11.pdf. Acesso em: 26 maio 2022.

ALMEIDA, SAP. O TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 27, p. 69–73, 2022. Disponível em: http://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/241. Acesso em: 2 jun. 2022.

SOBRAL, CJB. O TDAH em Adultos. TDAH, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/36225/36225.PDF. Acesso em: 26 maio 2022.

GONÇALVES, DP. A APRENDIZAGEM DO ADULTO COM TDAH: COMO LIDAR COM O DIAGNÓSTICO. TDAH, [s. l.], 2022. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/1017/AAPREN~1.PDF?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 maio 2022.

CASTRO, Carolina Xavier Lima; DE LIMA, Ricardo Franco. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 35, n. 106, p. 61-72,   2018 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  02  jun.  2022.

FERNANDES, Cleonice Terezinha; MARCONDES, Jeisa Fernandes. TDAH: Transtorno, Causa, Efeito e Circunstância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 1, p. 48, 2017. Disponível em: <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/4561>. Acesso em: 5 jul. 2022.

FRANCISCO, Manoela Amaral; RODRIGUES, Maria Elizabeth Correa; MOREIRA, Ana Beatriz Silva; et al. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no adulto: prevalência e impactos / Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in Adults: Prevalence and Impacts. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 24035–24044, 2021. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/39165>. Acesso em: 5 jul. 2022

Barbarini, Tatiana de AndradeCORPOS, “MENTES”, EMOÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE TDAH E SOCIALIZAÇÃO INFANTIL. Psicologia & Sociedade [online]. 2020, v. 32 [Acessado 4 Julho 2022] , e173058. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32173058>. Epub 05 Ago 2020. ISSN 1807-0310. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32173058.

CARVALHO, A. dos S. M. de .; ALBUQUERQUE, L. F. da S. .; SOUZA, K. de L. A. .; SOUTO, P. F. .; TRICHES, J. C. .; AMORIM, V. C. P. de .; ALTOÉ, J. D. .; JAGOBUCCI, L. A. . The consequences of ADHD for schooling. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e45311427697, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27697. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27697. Acesso em: 4 jul. 2022.

 

 

 


Submitted date:
07/25/2022

Reviewed date:
07/27/2022

Accepted date:
08/02/2022

Publication date:
08/02/2022

62e95cbba95395304a3f81e2 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections