O impacto das habilidades socioemocionais no aprendizado e ao longo da vida
Fabrícia Arantes Tôrres
Resumo
O presente artigo tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a relevância da Educação Emocional para a formação e o desenvolvimento integral do sujeito, tendo como finalidade o desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais, sendo o professor como mediador neste processo. Para isso, foi realizada uma análise reflexiva entre os autores que já relataram sobre o assunto, destacando que o ambiente escolar deverá ser um meio pelo qual os alunos sejam preparados para o desenvolvimento das suas vivências. Por isso, atualmente, o ato de educar não significa apenas repassar informações ou mostrar um caminho a trilhar que o professor julga ser o certo. Educar é ajudar o aluno a tomar consciência de si mesmo, dos outros, da sociedade em que vive e o seu papel dentro dela. Nesse contexto, o estudo tem como finalidade mostrar a importância do professor com mediador deste processo de autoconhecimento, socialização e descoberta das habilidades de seus educandos, sendo esse um desafio constante. Este tema foi escolhido devido a necessidade do autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades do aluno para obter maior desempenho nas disciplinas curriculares, associado ao seu bem- estar e convívio com a sociedade
Palavras-chave
Publicado em:
10/02/2022