Competências necessárias ao docente do curso Psicologia - revisão sistemática da literatura
Andrea Batista Magalhães, Danilo Souza Campos, Flávia de Oliveira Bueno, Janete Capel Hernandes, Julliane Candida Ribeiro, Maykon Lima Tavares
Resumo
A docência em Psicologia não deve ser baseada em mera transmissão de conhecimento baseando-se apenas em leitura de teorias, haja visto que a profissão psicólogo tem como foco o ser humano e sua subjetividade, assim, o professor precisa ser o instigador, o problematizador, sendo aquele que oferece discussões acerca do pensar e agir, refletindo a afetividade, em posse de conteúdos teóricos e sobretudo, prática na formação profissional dos novos psicólogos. Objetivo: Pesquisar sobre as competências essências a um professor formador de psicólogos. Métodos: Revisão sistemática, cujo protocolo foi publicado no site de registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas - PROSPERO. Estruturada de acordo com as diretrizes da lista de verificação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyzes - PRISMA (2009), conforme Anexo 1, utilizando artigos em português. Resultados: Conhecer sobre as competências do docente de Psicologia. Conclusões: O professor é um mediador do conhecimento, portanto seu trabalho é fundamental para desenvolver a construção de novos saberes. Embora os conhecimentos da Psicologia possam ser colocados à disposição de outras áreas de atuação como modo de auxiliar o docente nas práticas educativas, a docência e a psicologia têm identidades distintas. As competências necessárias ao professor de psicologia vão além de formação do profissional, pois envolve o compromisso de instigar o aluno de psicologia num exercício reflexivo e crítico. Registro de revisão sistemática: PROSPERO.
Palavras-chave
Publicado em:
12/03/2021