Nos Bastidores da Docência
Gláucia Yoshida
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a atividade docente a partir de seus componentes constitutivos. O que torna a atividade efetivamente docente? Intenta-se, neste estudo, desconstruir um fenômeno relativamente conhecido e até corriqueiro no cotidiano de qualquer estudante; porém, os elementos constitutivos da atividade docente nem sempre são perceptíveis aos olhos deles e, talvez, pouco (re)pensados pelos docentes, cujas implicações operam e constroem efetivamente a docência. Assim, busca-se apresentar a docência a partir de seus atos, de suas características, possiblidades e críticas, daquilo que a configura ou não. Discute-se, portanto, a constituição da docência a partir de seus bastidores, sentido e objetivo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, em que expoentes da educação brasileira e estrangeira contribuem com um olhar crítico e atento acerca dos bastidores da docência como fator elementar para a sua efetiva consolidação. Ressalta-se a importância da interligação dos atos da docência, suas conexões e características específicas, cada um com sua singularidade, sem sobrepor um em detrimento de outro.
Palavras-chave
Publicado em:
01/09/2020