Revista Brasileira de Avaliação
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Teoria de mudança: aplicações e aprendizados em uma experiência brasileira

Antonio Ribeiro

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Resumo

Ferramenta valiosa para condução de processos de planejamento e avaliação de organizações e programas sociais, a teoria de mudança (TM) é definida como a tese que articula a cadeia lógica de uma intervenção, ligando diversos elementos nela presentes e explorando suas relações causais, hipóteses/premissas ou condicionantes que anteparam a viabilidade do que é esperado (Anderson, 2005). No campo da avaliação, a TM tem mostrado grande potência em diversos pontos já enunciados e explorados em práticas internacionais.

Com sua entrada de certa forma recente no campo avaliativo brasileiro, a teoria de mudança vem alcançando alguns processos e gerando aprendizados. Nesse caminho, ressalta-se a experiência explorada aqui e uma pequena revisão conceitual sobre a ferramenta.

Com uma breve narrativa de estudo de caso, procura-se marcar claramente o que se chama de teoria de mudança, as motivações para seu uso no processo avaliativo descrito, os passos principais adotados e os alcances e aprendizados centrais obtidos.

Palavras-chave

Avaliação; Teoria de mudança; Estudo de caso; Processo.

References

ANDERSON, A. The Community Builder’s Approach to Theory of Change. Washington DC: The Aspen Institute. Disponível em: <http://www.dochas.ie/Shared/Files/4/TOC_fac_guide.pdf>. Acesso em 15 out. 2014.

BRANDÃO, D; RIBEIRO, A. Relatório Anual Move: impacto social. Disponível em: <http://conteudo.movesocial.com.br/uploads/9a7b8df5081085a8.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014. Teoria de mudança: aplicações e aprendizados em uma experiência brasileira

JAMES, C. Theory of Change Review. A report commissioned by Comic Relief, Comic Relief. Disponível em:< http://mande.co.uk/2012/uncategorized/comic-relief-theory-of-change--review>. Acesso em: 15 out. 2014.

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