Análise Sistêmica de Efetividade: aplicação ao BNDES Funtec
Roberto de Oliveira Pereira, Guilherme Costa Pereira, Luciana Xavier de Lemos Capanema, Eduardo Pinho Pereira e Souza
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem sistêmica para o Monitoramento e Avaliação (M&A) de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A experiência do BNDES em M&A foi iniciada com o uso do Quadro Lógico, que teve um importante papel na explicitação dos objetivos e indicadores de efetividade dos programas operacionalizados pelo Banco. Entretanto, constatou-se que o Quadro Lógico não era adequado aos casos de programas mais complexos, nos quais os efeitos sistêmicos são mais relevantes. A motivação principal, então, foi criar uma ferramenta capaz de modelar e captar os efeitos dos programas do BNDES classificados como estruturantes. Para tal, este artigo desenvolve o conceito de Análise Sistêmica de Efetividade, baseado no arcabouço conceitual do Balanced Scorecard e na Teoria de Sistemas, para criar uma abordagem sistêmica de análise dos efeitos de uma política pública. Em seguida, o método foi aplicado ao caso do Fundo Tecnológico do BNDES (Funtec), um instrumento de apoio não reembolsável, cuja finalidade é apoiar projetos cooperativos entre academia e empresas de pesquisa tecnológica aplicada. O método mostrou-se adequado para a modelagem do Funtec, apresentando resultados com maior riqueza do que seria esperado com a aplicação do Quadro Lógico.
Palavras-chave
Referências
BERTALANFFY, L. Von. General System Theory: foundations, development, applications. Nova York: George Braziller, 1969.
BRASIL. Técnicas de auditoria: marco lógico. Brasília: TCU, 2001.
CASSIOLATO, M.; GUERESI, S. Como elaborar Modelo Lógico: roteiro para formular programas e organizar avaliação. Brasília: IPEA, 2010.
EARL, S.; CARDEN, F.; SMUTYLO, T. Outcome Mapping: building learning and reflection into development programs. Ottawa: International Development Research Centre, 2001.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos – Balanced Scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
KUNZ, H.; SCHAAF, T. General and specific formalization approach for a Balanced Scorecard: an expert system with application in health care. Expert Systems with Applications, [S. l.], v. 38, p. 1947-1955. 2011.
PFEIFFER, P. O quadro lógico: um método para planejar e gerenciar mudanças. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 1, p. 81-102. 2000.