Avaliação qualitativa dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social: gestão, organização e implementação dos serviços socioassistenciais
Cecilia Ishikawa Lariú, Juliana França Varella, Marco Antônio Carvalho Natalino, Salete Da Dalt
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados do estudo qualitativo sobre a gestão, organização e implementação dos serviços socioassistenciais desenvolvidos nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), em especial o Paefi (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas. A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com os técnicos e usuários do equipamento, com o objetivo de fornecer informações que possam subsidiar a gestão dos serviços no aperfeiçoamento da prestação destes. Esta pesquisa revelou que os CREAS analisados estão inseridos em um ambiente no qual o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma realidade conhecida, os serviços de maneira geral são prestados; no entanto, há ainda uma série de desafios a serem enfrentados no que se refere à gestão e execução dos serviços, Recursos Humanos, capacitação dos profissionais, encaminhamentos dos usuários, articulação com a rede da Assistência Social e outras políticas públicas.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Sumário Executivo da Pesquisa sobre a gestão, organização e a implementação dos serviços socioassistenciais desenvolvidos nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Brasília, 2014. Disponível em: <http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/sum_executivo/pg_principal.php?url=ano_new>.
______. Microdados do Censo SUAS 2013. Brasília, 2014. Disponível em: <http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/sum_executivo/pg_principal.php?url=busca_por_id&id_sum=137>.
______. Relatório de Resultados do Censo SUAS 2013. Brasília, CGVS/DGSUAS/SNAS/MDS,2014. Disponível em: <http://blog.mds.gov.br/redesuas/?p=474>.
HOLLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 4. ed. In: ______. Caminhos e fronteiras. 2. ed. Brasília: Ed. da. UNB, 1963; Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Perfil dos municípios brasileiros 2005 – Assistência social. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Perfil_Municipios/>.
______. Perfil dos municípios brasileiros 2009 – Assistência social. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Perfil_Municipios/>.
______. Perfil dos municípios brasileiros 2013 – Assistência social. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Perfil_Municipios/>.
WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.