Revista Brasileira de Avaliação
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Artigo Original

Os Jovens que não Estudam nem Trabalham no Brasil: Uma Análise do Perfil, Determinantes da Condição e Efeitos do Programa Bolsa Familia

Armando Simões

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Resumo

O presente artigo investiga os jovens que não estudam nem trabalham (NEET) no Brasil usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) no período 2001- 2012. Apresenta uma análise crítica do conceito de NEET, situa o Brasil no contexto internacional, traça a tendência na última década e o perfil desses jovens. Estima variações na probabilidade de o jovem estar na condição de NEET em função da participação no programa Bolsa Família (BF) e identifica alguns dos fatores que afetam aquela probabilidade. No caso das mulheres, maioria dos jovens NEET, a presença de filhos de 0 a 3 anos e o casamento (além do nível de renda e da escolaridade) aparecem como fortes determinantes do status de NEET. Esse status para as mulheres é uma condição de longo prazo não sendo, portanto, uma condição de “ser jovem”, mas de ser mulher em condições de pouca igualdade na relação de gênero. Conclui-se que o fenômeno no Brasil tem características específicas que sugerem um desenho de política que combine preferencialmente suporte de renda às jovens mães e acesso a serviços de creche e pré-escola. O contexto brasileiro se diferencia daquele dos países da OCDE, onde a crise do emprego é central. Aqui, as desigualdades sociais fortemente marcadas pela diferença de renda das famílias e do acesso aos serviços de educação infantil, associada à desigualdade de gênero, assumem maior importância na criação do fenômeno dos NEETs.

Palavras-chave

Juventude, Nem-Nem, Bolsa Família, Educação e Trabalho, Mulheres

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