A contribuição do Programa Bolsa Família para o desempenho escolar das crianças pobres no Brasil
Armando Amorim Simões
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da tese de doutorado intitulada “A contribuição do Programa Bolsa Família para o desempenho escolar das crianças pobres no Brasil” (Universidade de Sussex - Inglaterra, 2012). O estudo apresenta evidências da contribuição do programa Bolsa Família para o desempenho escolar medido pelo exame nacional Prova Brasil de 2007 e pelas taxas de aprovação e de abandono escolar no mesmo ano. Ganhos significativos nos resultados escolares são estimados para diferenças no tempo médio de exposição ao programa e valor médio do benefício per capita pago às famílias. Contudo, essas variáveis apresentam efeitos substitutivos, ou seja, maior tempo no programa implica menor efeito contributivo de variações no valor per capita repassado às famílias e vice-versa. Esses resultados desafiam a ideia de que programas de transferência condicionada de renda representam um custo de oportunidade para as políticas educacionais. Ao contrário, se tais efeitos existem, pode-se afirmar que melhorias nas oportunidades e resultados educacionais das crianças de famílias de baixa renda requerem uma medida de política “não educacional” – a redução imediata da pobreza de renda. O direito universal à educação dependeria também do fim da pobreza extrema e, portanto, da realização de outro direito básico – o acesso das famílias a uma renda mínima.
Palavras-chave
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