Revista Brasileira de Avaliação
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Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Ações de Autoavaliação Participativa e seus impactos na Pós-graduação

Glades Tereza Felix

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Resumo

Este artigo se enquadra na investigação qualitativa em Educação, com foco na autoavaliação docente da Pós-Graduação. Objetiva-se identificar indicadores qualitativos relevantes para identificar os aspectos positivos e a melhorar nas práticas docentes. Pretende-se responder à seguinte questão: como a Avaliação Institucional Participativa pode ser uma estratégia de intensificação para a melhoria da qualidade do trabalho docente? Por meio da ferramenta Nvivo 10, através da técnica Análise de Conteúdo, foi possível conhecer as dimensões positivas e a melhorar por semestres e cursos. Os docentes consideraram de grande utilidade os resultados encontrados, uma vez que tais respostas levaram a uma autorreflexão que proporciona impactos significativos, como o autoconhecimento pessoal e profissional. Essa experiência tem melhorado o alinhamento do trabalho coletivo nas linhas de pesquisa, o que, por conseguinte, reflete nos cursos e garante a melhoria da qualidade dos pós-graduados.

Palavras-chave

Pós-graduação. Autoavaliação. Desempenho docente. Qualidade. Avaliação  institucional participativa.

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Submetido em:
13/11/2023

Aceito em:
08/08/2024

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