Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202412016
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação institucional na pós-graduação com foco em inovação e experiential mindset

Denise Balarine Cavalheiro Leite, Isabel Gomes de Pinho, Clarice Monteiro Escott, Marlis Morosini Polidori, Mara Regina Lemes De Sordi, Bernardo Sfredo Miorando, Marcia Malaquias Braz, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Célia Caregnato, Claúdia Medianeira Cruz Rodrigues, Lourdes Alcaraz Moreno

Downloads: 0
Views: 176

Resumo

O artigo descreve pesquisa que buscou traços de inovação e experiential mindset na autoavaliação (AA) da pósgraduação como componente da Avaliação Capes (Fundação Capes. Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no quadriênio 2017-2020. O estudo desenvolveu-se em diferentes fases. Primeiro revisou-se literatura nos bancos de dados de Capes e nas bases de dados Web of Science e Scopus. Ao consultar a literatura pertinente, foi aprofundado o entendimento das categorias a priori definidas pelo projeto de pesquisa: autoavaliação, inovação e experiential mindset. A seguir, foram investigados os relatórios de avaliação de programas de pós-graduação (PPGs) nas áreas de Educação, Saúde Coletiva e Ensino (n=392), disponíveis publicamente na Plataforma Sucupira. Métodos dedutivos e indutivos, análises sucessivas e sínteses foram utilizados para estudar os relatórios. Foram focadas as indicações relativas a autoavaliação e planejamento estratégico, categorias derivadas dos instrumentos de avaliação Capes, e outras, estabelecidas de acordo com a pesquisa, referentes a inovação e experiential mindset. Adicionalmente buscou-se aprofundar as informações obtidas nos relatórios, consultando coordenadores dos programas de Educação mediante inquérito, survey online (n=188). Encontraram-se evidências, em parte dos relatórios analisados, de que os programas seguem a proposta da Capes para AA. Em outros, vai-se além delas, demonstrando sensibilidade para inovação, crescimento e para desenvolver novas experiências em AA. Quanto aos coordenadores consultados, destacam-se suas sugestões para melhorar, eliminar ou ampliar a AA como ferramenta de aprendizagem e melhoria da qualidade dos PPGs

Palavras-chave

Autoavaliação. Pós-graduação. Capes. Inovação. Experiential mindset

References

Canals, Laia, Burkle, Martha, & Nørgård, Rikke Toft. (2018). Universities of the future: Several perspectives on the future of higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 15(46)

Cook, Thomas D., & Reichardt, Carles S. (1995). Métodos cualitativos y cuantitativos em investigación evaluativa (2. ed.). Madrid: Morata.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2018). Cursos Avaliados e

Reconhecidos. Recuperado em 10 de outubro de 2022, de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/ consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2019a). Autoavaliação de programas de Pós-Graduação. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília: Capes DAV. Recuperado em 10

de outubro de 2022, de https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacaode-programas-de-pos-graduacao-pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2019b). Documento de Área. Área 38: Educação: MEC, CAPES, DAV. Brasília: Capes.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2019c). Ficha de Avaliação:

Grupo de trabalho. Recuperado em 22 de maio de 2024, de https://www.gov.br/capes/pt-br/centraisde-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2021a). Relatório Avaliação:

Educação. Recuperado em 22 de maio de 2024, de https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ documentos/avaliacao/19122022_RELATORIO_AVALIACAO_QUADRIENAL_comnotaEducao.pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2021b). Sobre a quadrienal.

Recuperado em 15 de novembro de 2022, de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/ acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/ sobre-a-quadrienal

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. (2022). Plataforma Sucupira.

Recuperado em 22 de maio de 2024, de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf

Cury, Jamil. (2010). The debate on research and evaluation in postgraduate studies in education. Revista Brasileira de Educação, 15(43), 162-165. http://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100011

Dicionário essencial: inglês-português; português-inglês. Porto: Porto Editora, 1998. Faljoni-Alario, A., C. F. Silva Junior, E. P. Z. Brito, J. A. R. Gontijo, M. A. Romero, P. J. P. Santos, and S. R. A.

Canuto. (2018). Avaliação da pós-graduação: Considerações do CTC-ES. Brasília: 176ª reunião do CTC-ES.

Gollwitzer, Peter M. (1990). Action phases & mindsets. In E. Tory Higgins & Richard M. Sorrentino (Eds.), Handbook of motivation & cognition: Foundations of social behaviour (pp. 53-92). New York: The Guilford Press.

Kells, Herbert R. (1995). Self-study processes: A guide to self-evaluation in Higher Education (4th ed.). Greenwood: Oryx Press.

Kirschner, Paul A., Sweller, John, Kirschner, Femke, & Zambrano R, Jimmy. (2018). From cognitive load theory to collaborative cognitive load theory. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 13(2), 213-233. PMid:30996713. http://doi.org/10.1007/s11412-018-9277-y

Leite, Denise Balarine Cavalheiro, & Pinho, Isabel. (2017). Evaluating collaboration networks in higher education research: Drivers of excellence. New York: Springer International Publishing - Palgrave Macmillan. http://doi.org/10.1007/978-3-319-45225-8.

Leite, Denise Balarine Cavalheiro, Pinho, Isabel, Escott, Clarice Monteiro, Polidori, Marlis Morosini, Sordi, Mara Regina Lemes de, Sfredo Miorando, Bernardo, Braz, Marcia Malaquias, & Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos. (2023a, Janeiro 25-27). Architecture and methodology of capes graduate self-evaluation. New Qualitative Indicators Enlarge the Space for Innovation? In Proceedings of the 7th World Conference on Qualitative Research. Faro, Portugal. Leite, Denise Balarine Cavalheiro, Pinho, Isabel Gomes de, Sordi, Maria Regina Lemes de, & Miorando,

Bernardo Sfredo. (2023b). Graduate institutional self-evaluation: Reading ‘in-between the lines’. Revista da Faculdade de Educação, 39(1), e392315. Leite, Denise Balarine Cavalheiro, Verhine, Robert, Dantas, Lys Maria Vinhaes, & Bertolin, Julio Cesar Godoy. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação (Campinas), 25(2), 339-353. http://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200006

Leite, Denise Balarine Cavalheiro. (2012). Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, 21(38), 29-39.

Lucarelli, Elisa. (2019). Diálogo sobre la innovación pedagógica en la enseñanza superior: Prácticas posibles. Entrevista por Maria José Pinto Flores. Aberto, 32(106), 171-181.

Luft, Lya. (2004). Pensar é transgredir. São Paulo, Editora Record.

Marenco, André. (2015). When Institutions Matter: CAPES and Political Science in Brazil. Revista de Ciencia Política, 35(1), 33-46. http://doi.org/10.4067/S0718-090X2015000100003

Melnik, Dara, & Kontowski, Daniel. (2020). Experimentation in higher education must become the norm. University World News. Recuperado em 27 de junho de 2020, de https://www.universityworldnews.com/ post.php?story=20200624152437652.

Mesquita, Marcos Paulo, Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos, & Leite, Denise Balarine Cavalheiro. (2023). Conhecimento produzido sobre autoavaliação nos programas de pós-graduação brasileiros. Educere et educare, 18, 106-125.

Pasquali, Roberta, & Carvalho, Marie Jane Soares. (2021). Pedagogical innovations in licensing courses in natural sciences and mathematics distance from federal institutes of education, science and technology in BRAZIL. Revista Humanidades e Inovação, 8(50), 132-156.

Pinho, I. (2023). Estado del arte del conocimiento. In 1er. Encuentro Internacional de redes UCI. Ciudad Mexico: UCI.

Polidori, Marlis Morosini, & Rodrigues, Claúdia Medianeira Cruz. (2024). Autoavaliação da Pós-graduação: Survey aplicado aos Coordenadores de Programas da Área de Educação. Revista Brasileira de Avaliação, 13(1), e130824. http://doi.org/10.4322/rbaval202412008

Preskill, Hallie, & Torres, Rosalie T. (2000). The learning dimension of evaluation use. New Directions for Evaluation, 88(88), 25-37. http://doi.org/10.1002/ev.1189

Silva, Marcio Roque dos Santos, Luft, Maria Conceição Melo Silva, & Olave, Maria Elena Leon. (2022, Setembro 21-23). Política de Autoavaliação e Perspectivas para Aprendizagem e Inovação Organizacional nos PPGs em Administração do Nordeste brasileiro. In Anais do XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD. Maringá: ANPAD.

Silva, Rogério Renato, Joppert, Márcia Paterno, & Gasparini, Max Felipe Vianna. (Orgs.), (2020). Diretrizes para a prática de avaliação no Brasil. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.

Souza, Dayse Neri de, Costa, António Pedro, & Souza, Francislê Neri de. (2016). Investigação qualitativa: Inovação, dilemas e desafios. Aveiro: Ludomedia.

Souza, Francislê Neri. (2010). Internet: Florestas de dados ainda por explorar. Internet Latent Corpus Journal, 1(1), 2-4.

Springer, Julie. (2023). The value of an experimental mindset. Recuperado em 27 de junho de 2020, de https://www.conduo.us/blog/experimental-mindset

Verhine, Robert. (2023). Legados pedagógicos: Reflexões de um avaliador no contexto da educaço brasileira: Uma jornada pessoal. Education Review, 30, 1-22. http://doi.org/10.14507/er.v30.3717

Wortman, Paul M. (1983). Evaluation research: A methodological perspective. Annual Review of Psychology, 34(1), 223-260. http://doi.org/10.1146/annurev.ps.34.020183.001255

Yonezawa, Akiyoshi. (2002). The quality assurance system and market forces in Japanese higher

education. Higher Education, 43(1), 127-39. Recuperado em 23 de outubro de 2023, de http://www.jstor. org/stable/3447478

Zeledon-Ruiz, María del Pilar, & Araya-Vargas, Zaida. (2019). From Self-evaluation to Quality Management and Innovation. The case of the School of Business Administration (UCR). Revista Electronica Calidad En La Educación Superior, 10(1), 1-30.


Submitted date:
12/22/2023

Accepted date:
06/04/2024

66e87568a9539565095215d3 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections