Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202412016
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação institucional na pós-graduação com foco em inovação e experiential mindset

Denise Balarine Cavalheiro Leite, Isabel Gomes de Pinho, Clarice Monteiro Escott, Marlis Morosini Polidori, Mara Regina Lemes De Sordi, Bernardo Sfredo Miorando, Marcia Malaquias Braz, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Célia Caregnato, Claúdia Medianeira Cruz Rodrigues, Lourdes Alcaraz Moreno

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Resumo

O artigo descreve pesquisa que buscou traços de inovação e experiential mindset na autoavaliação (AA) da pósgraduação como componente da Avaliação Capes (Fundação Capes. Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no quadriênio 2017-2020. O estudo desenvolveu-se em diferentes fases. Primeiro revisou-se literatura nos bancos de dados de Capes e nas bases de dados Web of Science e Scopus. Ao consultar a literatura pertinente, foi aprofundado o entendimento das categorias a priori definidas pelo projeto de pesquisa: autoavaliação, inovação e experiential mindset. A seguir, foram investigados os relatórios de avaliação de programas de pós-graduação (PPGs) nas áreas de Educação, Saúde Coletiva e Ensino (n=392), disponíveis publicamente na Plataforma Sucupira. Métodos dedutivos e indutivos, análises sucessivas e sínteses foram utilizados para estudar os relatórios. Foram focadas as indicações relativas a autoavaliação e planejamento estratégico, categorias derivadas dos instrumentos de avaliação Capes, e outras, estabelecidas de acordo com a pesquisa, referentes a inovação e experiential mindset. Adicionalmente buscou-se aprofundar as informações obtidas nos relatórios, consultando coordenadores dos programas de Educação mediante inquérito, survey online (n=188). Encontraram-se evidências, em parte dos relatórios analisados, de que os programas seguem a proposta da Capes para AA. Em outros, vai-se além delas, demonstrando sensibilidade para inovação, crescimento e para desenvolver novas experiências em AA. Quanto aos coordenadores consultados, destacam-se suas sugestões para melhorar, eliminar ou ampliar a AA como ferramenta de aprendizagem e melhoria da qualidade dos PPGs

Palavras-chave

Autoavaliação. Pós-graduação. Capes. Inovação. Experiential mindset

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Submetido em:
22/12/2023

Aceito em:
04/06/2024

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