Revista Brasileira de Avaliação
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Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Avaliação da experiência dos estudantes e egressos da pós-graduação: Uma proposta de metodologia

Ana Maria Carneiro, Adriana Bin, Cristiano Morini, Luciane Graziele Pereira Ferrero

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Resumo

O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando com o financiamento quase exclusivo do governo. Há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão e as trajetórias discentes após a conclusão. Alunos apresentam diferentes trajetórias, desde os que emendam a graduação com a pósgraduação até os que ingressam depois de muitos anos de carreira profissional. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de estudos longitudinais desenvolvida para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos. O Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp é utilizado como estudo de referência. Este artigo traz contribuição original para a prática de gestão dos programas de pós-graduação, apresentando o modelo de questionário utilizado visando a possibilidade de replicação em outros programas.

Palavras-chave

Autoavaliação. Pós-graduação. Brasil. Avaliação educacional. Experiência estudantil

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Submetido em:
17/11/2023

Aceito em:
12/03/2024

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