Decolonizando a avaliação: 4 conclusões de um painel de doadores
Benjamin Isaac Bestor
Resumo
A busca por conceitos e práticas que ajudem a decolonizar as práticas avaliativas e fomentar construções autônomas no sul global tem sido uma pauta crescente em muitos espaços. Além do que vem sendo debatido em cada nação, o tema da decolonização tem ganho espaço nas relações de ajuda internacionais, cujo histórico é marcado por práticas que colocam a avaliação sempre a serviço dos doadores e dos atores que ocupam posições privilegiadas no poder. Este artigo discute o tema da decolonização a partir de um painel que reuniu representantes da Fundação Ford, USAID e Start Fund, em um diálogo franco promovido pela InterAction. O artigo apresenta 4 lições que têm sido valorizadas pelos financiadores: ir além do tokenismo, avaliar para o aprendizado de todas as partes interessadas, não impor métodos ou abordagens de avaliação e desonerar os parceiros locais.
Palavras-chave
Submetido em:
14/11/2023
Aceito em:
20/11/2023