O Programa Jovens Construtores e suas estratégias de inclusão produtiva de jovens potência
Juliano Gonçalves Pereira, Melissa Sabbag Abla Steinbrück, Arthur Felizardo, Katia Edmundo
Resumo
O desafio da inclusão produtiva para jovens em extrema vulnerabilidade social no Brasil, exige que instituições governamentais, o setor privado, agências internacionais, sociedade civil e demais atores sociais comprometidos com a pauta das juventudes se esforcem para garantir ações intersetoriais que viabilizem e ampliem o acesso a condições humanas e dignas de existência para este segmento, buscando conter as raízes da exclusão social. O Programa Jovens Construtores/PJC ao longo de 13 anos tem aperfeiçoado sua metodologia junto aos jovens, qualificado seus instrumentos de monitoramento e avaliação contribuindo para o fortalecimento das redes de proteção e cuidado juvenil, apostando na força e capilaridade das Organizações de Base Comunitárias/OBC´s. No limite deste texto, apresentamos a importância que tem a avaliação de impacto e o monitoramento das ações realizadas para a rede de jovens para qualificar nossas estratégias e a inclusão produtiva de jovens potência no Rio de Janeiro.
Palavras-chave
Referências
Almeida, Sílvio Luiz de. (2018). O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento.
Barros, Ricardo Paes, Carvalho, Mirela, & Franco, Samuel. (2016). Pobreza Multidimensional no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA.
Bauman, Zygmunt. Sobre educação e juventude. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
CEDAPS. Relatório Anual.(2022). https://docs.google.com/document/d/1ztqQdpv8xtdI6HPJUSWTXa1tNx OxqWINmH-43JTQt50/edit. Acessado 18/10/2023.
CEDAPS. Sumário Pesquisa Comunitária - PJC (2021). https://docs.google.com/document/d/1ztqQdpv8x tdI6HPJUSWTXa1tNxOxqWINmH-43JTQt50/edit. Acessado 13/10/2023.
Cerqueira, Daniel. (2019). Avaliação de impacto do Programa Jovens Construtores com base em um experimento aleatório controlado (YouthBuild Brasil). Rio de Janeiro: CEDAPS.
Crenshaw, Kimberle. (2002). Documento para o encontro de especialista em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, 10(1), 171-178.
Revista Brasileira de Avaliação, 12(2 spe), e123823, 2023 12/12 O Programa Jovens Construtores e suas estratégias de inclusão produtiva de jovens potência
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas da Violência. Brasília: Ipea, 2018. Disponível: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/2757-atlasdaviolencia2018completo.pdf. Acessado em: 02/10/2023 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.
Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9221-sintesede-indicadores-sociais.html?= & dto-que-e. Acessado em 23 abril. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Indicadores sociais juvenis 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9221-sintese-de-indicadores-sociais.html?= & dto-que-e. Acesso em: 14/09/2023.
Juliano Gonçalves Pereira (2019). A urgência de outras visões sobre as juventudes negras no Brasil.Revista da ABPN, 12(31), 317-335.
Kimberle, Crenshaw. (2002). Documento para o Encontro de Especialistas em aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, 171-188. Recuperado em 19 de março de 2012, de http:// www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf
Mitchell, Maxine V., Jenkins, Davis, Nguyen, Dao, Lerman, Alona, & DeBerry, Marian. (2003). Evaluation of the Youthbuild Program. Chicago, Illinois: Applied Real Estate Analysis, Inc.
Munanga, Kabengele. (2006). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação (p. 27). Rio de Janeiro: PENESB-RJ. Palestra. OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A situação juvenil e o mundo do trabalho. [2019b]. Disponível em: http://www.oecd.org/about/whodoeswhat/ Acesso em 09/10/2023. OCDE Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econônico. Observatório Social do Brasil. https:// osblimeira.org.br/ocde-coloca-o-brasil-no-2o-lugar-de-ranking-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalh am-os-nem-nem/. Acessado 23/10/2023.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano. Além do rendimento, além das médias, além do presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. Brasil: PNUD.
ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta. Rio de Janeiro: Brasiliense., 1985.
Zaluar, Alba. (2004). Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro, Editora FGV
Submetido em:
30/04/2023
Aceito em:
26/10/2023