Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202312035
Revista Brasileira de Avaliação
Relato de experiência

Diagnóstico e monitoramento da evasão na Educação Profissional: A experiência do Senac

Mayara Capella Silva Cruz de Brito, Raquel Pereira Alvares, Raquel Soares de Amorim Santana

Downloads: 1
Views: 772

Resumo

O presente artigo versa sobre a experiência de mapeamento e diagnóstico da evasão no Senac Minas Gerais. Mais do que dimensionar o problema, é relatada a ampliação da discussão dos resultados e o fomento de uma cultura de análise de dados para a gestão institucional, visando a capacitação e o fortalecimento do uso dos dados no dia a dia das unidades educacionais, bem como o acompanhamento de indicadores institucionais. Os resultados do exercício dos anos de 2018 a 2022 são apresentados e discutidos à luz da Teoria da Mudança, com a indicação de ações passíveis de implementação para a reversão da evasão. A experiência gerou resultados ainda no ano de 2022, com o estabelecimento de uma meta de redução (ao patamar de 20%) e a possibilidade de acompanhamento, tempestivo, por todos os atores envolvidos no processo.

Palavras-chave

 Educação profissional. Evasão. Monitoramento e avaliação.

Referências

Ambiel, Rodolfo A. M. (2015). Construção da escala de motivos para evasão do ensino superior. Avaliação Psicológica, 14(1), 41-52. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2015.1401.05

Brasil. Ministério da Educação – MEC. Secretaria de Educação Superior – SESU. (1997). Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Recuperado em 16 de outubro de 2023, de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001613.pdf

Brasil. Ministério da Educação. (2023). Sistema de Alerta Preventivo (SAP) de Evasão e Abandono Escolar. Programa Brasil na Escola. Recuperado em 6 de fevereiro de 2023, de https://www.gov.br/mec/pt-br/ brasil-na-escola/eixos-do-programa/manual-sap-final.pdf

Cravo, Ana Cristina. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 5(2), 238-250. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p238

Dore, Rosemary, & Lüscher, Ana Zuleima. (2011). Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisas, 41(144), 770-789. http://dx.doi.org/10.1590/S0100- 15742011000300007

Fritsch, Rosangela, Rocha, Cleonice Silveira da, & Vitelli, Ricardo Ferreira. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52(8), 81-108. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7963

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (1998). Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar. Recuperado em 16 de outubro de 2023, de http://portal. inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=19141&version=1.0

Machado, Márcia Rodrigues. (2009). A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da escola agrotécnica federal de Inconfidentes - MG (2002 a 2006) (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

Moreira, Priscila Rezende. (2012). Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Rosa, Alcemir Horácio, & Alves de Aquino, Francisco José. (2019). A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: Um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Research, Society and Development, 8(7), e40871151. Recuperado em 20 de setembro de 2023, de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560662198041

Silva, Monica Ribeiro da, Pelissari, Lucas Barbosa, & Steimbach, Allan Andrei. (2013). Juventude, escola e trabalho: Permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educação e Pesquisa, 39(2), 403-417. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000022

Silveira, Rozieli Bovolin, & Maraschin, Mariglei Severo. (2018). A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção: Uma análise do perfil do estudante. Tecnia, 3(2), 33-52. Recuperado em 10 de junho de 2020, de https://www.semanticscholar.org/paper/A-Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissionale-Tecnol%C3%B3gica-e-as-rela%C3%A7%C3%B5es-Silveira-Maraschin/893e8eb7b6b0992ee7e0c9eb147 a1ce2f39d1dfb


Submetido em:
11/04/2023

Aceito em:
02/10/2023

652fd408a9539553c47bb1f4 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections