O papel das avaliações na construção e melhoria de políticas de inclusão produtiva: Uma entrevista com Ricardo Paes de Barros
Vahíd Shaikhzadeh Vahdat, Laura Almeida Ramos de Abreu
Resumo
Diante da importância crescente das políticas de inclusão produtiva, é fundamental reconhecer o papel que as avaliações têm a desempenhar e os desafios que enfrentam. Nesta entrevista com Ricardo Paes de Barros, é destacada a heterogeneidade que marca esse campo, tanto em termos dos seus beneficiários como dos tipos de intervenção que podem ser promovidos. Devido a essa característica, os avaliadores precisam lidar com tamanhos de amostra pequenos e a aprendizagem tende a avançar lentamente. No entanto, é por meio do acúmulo das percepções geradas pelas avaliações ao redor do mundo que será possível esclarecer o que pode funcionar e para quem. Para enfrentar esse desafio, as avaliações não podem se restringir a avaliar o tamanho do impacto no seu resultado final. Além de partir de um diagnóstico cada vez mais sofisticado, as avaliações precisam dedicar maior atenção a esclarecer o modelo de mudança que está sendo experimentado, mensurar os resultados intermediários e lançar mão de métodos mistos.
Palavras-chave
Referências
Conceição, Claudio, & Monteiro, Solange. (2022). A cara da pobreza mudou. FGV. Recuperado em 4 de julho de 2023, de https://portal.fgv.br/artigos/cara-pobreza-mudou.
Submetido em:
27/07/2023
Aceito em:
01/08/2023