Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202312019
Revista Brasileira de Avaliação
Relato de experiência

Programa Formare: Avaliando a transformação social e inclusão produtiva de jovens brasileiros

Hércules Moreira, Beth Callia, Rafael Camelo

Downloads: 1
Views: 788

Resumo

Este estudo relata as transformações sociais relacionadas à inclusão produtiva na vida de jovens que tiveram suas realidades impactadas por meio do Formare, um programa de qualificação profissional voltado para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social idealizado pela Fundação Iochpe e desenvolvido em parceria com empresas nacionais e multinacionais. Desde 1989, o Formare tem oportunizado a chance para milhares de jovens terem acesso a uma educação profissional de qualidade dentro de grandes organizações e, consequentemente, muitos deles iniciarem suas carreiras profissionais, como funcionários de empresas ou até mesmo como empreendedores. Por meio de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Plano CDE, entre outubro e novembro de 2021, sobre os impactos do Programa Formare na vida de egressos, foi possível avaliar a importância que um programa de formação profissional, caracterizado pela conexão e sintonia com empresas, pode ter na vida de jovens, além de entender de que forma isso pode gerar impactos positivos na vida pessoal e profissional desses estudantes.

Palavras-chave

Formare. Inclusão produtiva. Fundação Iochpe. Transformação social

Referências

Ferreira, Rosenildo Gomes. (2020). Formare, 30 anos transformando vidas. São Paulo, SP: Fundação Iochpe.

Kuller, José Antonio, & Rodrigo, Natália de Fátima. (2014). Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro, RJ: Senac Nacional.


Submetido em:
28/04/2023

Aceito em:
06/06/2023

64d4eb72a95395649845e885 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections