Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202312018
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo original

Vulnerabilidade social e as avaliações de programas de inclusão produtiva

Rafael Camelo, Isadora Castanhedi

Downloads: 3
Views: 643

Resumo

Este artigo discute como o contexto em que os jovens vulneráveis brasileiros vivem pode influenciar as decisões de monitoramento e avaliação de programas de inclusão produtiva voltadas a este público. Para subsidiar a discussão analisamos os dados de uma pesquisa, qualitativa e quantitativa, com estudantes de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano de ensino médio de escolas públicas. Os resultados nos permitem concluir que esse perfil de jovens parte de um contexto de pouca ou nenhuma informação e apoio para o planejamento de suas escolhas profissionais. Com isso, as escolhas desses jovens ao final do ensino médio tendem a ser mais guiadas por urgências do que por planejamento. A partir desses resultados discutimos como as decisões de avaliação em programas de inclusão produtiva voltados para jovens, desde a escolha dos indicadores até o timing da coleta de dados, pode ser pensada à luz do contexto de seus beneficiários.

Palavras-chave

Juventude. Política educacional. Inclusão produtiva

Referências

Corseuil, Carlos Henrique, & Franca, Maíra. (2020). Inserção dos jovens no mercado de trabalho em tempo de crise. In Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ed.), Mercado de trabalho: Conjuntura e análise (pp. 1-10). Brasília: IPEA. Recuperado em 17 de março de 2023, de https://repositorio.ipea.gov. br/handle/11058/10413

Fundação Roberto Marinho. (2022). Inclusão Produtiva de Jovens com ensino médio e técnico: Experiências de quem contrata. Recuperado em 17 de março de 2023, de https://bit.ly/3FoMW1H

Grupo de Institutos e Fundações Empresariais. (2021). Censo GIFE 2020. São Paulo: GIFE. Recuperado em 17 de março de 2023, de https://sinapse.gife.org.br/download/censo-gife-2020

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2019). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Recuperado em 17 de março de 2023, de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/ sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html

Itaú Educação e Trabalho. (2021). Percepções dos jovens sobre o ensino técnico. Recuperado em 17 de março de 2023, de https://bit.ly/4254SZ3


Submetido em:
17/03/2023

Aceito em:
12/07/2023

6526b6b4a9539540d0374504 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections