Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202312008
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo original

Inclusão produtiva de jovens: Avaliação de egressos do Aprendiz Legal

Melina Klitzke, Rosalina Soares, Tayná Mendes, Felipe Santos

Downloads: 1
Views: 733

Resumo

Os objetivos deste artigo consistem em apresentar alguns resultados da avaliação de impacto do programa Aprendiz Legal na inclusão produtiva de seus egressos no mercado de trabalho formal brasileiro quanto às dimensões de inserção e permanência, e analisar a contribuição do programa na trajetória profissional e educacional na visão dos egressos. Para avaliação de impacto foram utilizadas duas bases de dados. A primeira é oriunda das organizações parceiras da instituição criadora do programa Aprendiz Legal, que contém informações sobre os egressos de 2014 a 2018; a segunda é a Relação Anual de Informações Sociais identificada (RAIS) dos anos de 2015 a 2019. Para o estudo do impacto, foram criados dois grupos controles e realizado modelos multivariados de efeitos fixos. Para atingir o segundo objetivo, foi efetuado um survey amostral com os egressos do Aprendiz Legal do ano de 2018.

Palavras-chave

Avaliação de impacto. Inclusão produtiva. Juventudes. Lei da Aprendizagem

Referências

Brasil. (2000). Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943 (Lei no 10.097, de 19 de dezembro de 2000). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 10 de janeiro de 2022, de https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L10097.htm.

Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. (2021). Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego.

Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. (2022). Cadastro geral de empregados e desempregados: CAGED. Brasília: MTE.

Corseuil, Carlos Henrique L., Foguel, Miguel, & Tomelin, Leon F. (2019). Uma Avaliação de Impacto de um Programa de Qualificação Profissional na Empresa sobre a Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho Formal. Economia Aplicada, vol. 23, n. 1, p. 161-184.

Corseuil, Carlos Henrique L., Poloponsky, Katcha, & Franca, Maira Penna (2020). Diagnóstico da inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho em um contexto de crise e maior flexibilização. Brasília: IPEA, OIT. Recuperado em 21 de janeiro de 2022, de https://www.ipea.gov.br/portal/images/ stories/PDFs/relatorio_institucional/200707_ri_diagnostico_de_insercao_de_jovens.pdf

Cruces, Guillermo, Ham, Andrés, & Viollaz, Mariana. (2012). Scarring effects of youth unemployment and informality: evidence from Argentina and Brazil. Mimeo.

Iacus, Stefano M., King, Gary, & Porro, Giuseppe. (2011). Causal Inference without balance checking: coarsened exact matching. Political Analysism. Recuperado em 02 de fevereiro de 2022, de https://gking. harvard.edu/files/political_analysis-2011-iacus-pan_mpr013.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2021). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD. Rio de Janeiro: IBGE.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP CENSO ESCOLAR. (2021). Brasília: INEP MEC, 2021.

Itaú Educação & Trabalho, Fundação Arymax, Plano CDE, & Fundação Roberto Marinho. (2022). Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico: Experiências de quem contrata. São Paulo: Itaú Educação & Trabalho.

Organisation for Economic Cooperation and Development - OECD. (2021), Education at a Glance 2021: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/b35a14e5-en.


Submetido em:
01/03/2023

Aceito em:
03/05/2023

64a45943a953952395721994 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections