Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202211024
Revista Brasileira de Avaliação
Relato de experiência

A metodologia IDEAS numa intervenção para a parentalidade por adoção

Giana Bitencourt Frizzo, Roberta Stefanini Machemer, Patricia Santos da Silva, Sofia Sebben Colognese, Lara Naddeo, Eduarda Lauryn Manoel Soares

Downloads: 3
Views: 1049

Resumo

Este estudo objetivou descrever a experiência de construir o programa de intervenção “Adoção: início dos novos vínculos” utilizando a metodologia IDEAS Impact Framework, que facilita o desenvolvimento, implementação, avaliação e interação de ciclo rápido de programas, por meio de múltiplas formas de testes de hipóteses. Foram realizados três testes de viabilidade para desenvolver e avaliar a versão inicial do programa. Na elaboração dos materiais, destacou-se a importância das contribuições do público-alvo e dos experts, o que possibilitou que os conteúdos fossem desenvolvidos de modo a refletir a realidade das famílias, e numa linguagem acessível e pessoalizada. A construção do guia de implementação com um passo-a-passo auxiliou as facilitadoras a assimilarem as estratégias do programa facilmente. A experiência de desenvolvimento deste programa evidenciou a importância de utilizar testes de viabilidade para testar e adaptar as principais estratégias, o que possibilita tomar decisões assertivas na elaboração de programas de intervenção.

Palavras-chave

Intervenção psicológica. Avaliação de programa. Viabilidade. Parentalidade. Adoção.

Referências

Allen, Jon & Fonagy, Peter (Eds.). (2006). Handbook of mentalization-based treatment (Vol. 7, No. 2). Chichester: John Wiley & Sons.

Almeida, Maíra Lopes, Schwochow, Monique Souza, & Frizzo, Giana Bitencourt. (2021). Associations between symptoms of common mental disorders, parental satisfaction and consideration for adoption breakdown in Brazilian adoptive parents. Children and Youth Services Review, 122, 105910. http://dx.doi. org/10.1016/j.childyouth.2020.105910

Bammens, Anne-Sophie, Adkins, Tina, & Badger, Julia. (2015). Psycho-educational intervention increases reflective functioning in foster and adoptive parents. Adoption & Fostering, 39(1), 38-50. http://dx.doi. org/10.1177/0308575914565069

Brasil. (2009, agosto 2). Dispõe sobre adoção; altera as Leis n. 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, 8.560, de 29 de dezembro de 1992; revoga dispositivos da Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, e da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943; e dá outras providências (Lei nº 12.010). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

Chobhthaigh, Sorcha Ní, & Duffy, Fiona. (2019). The effectiveness of psychological interventions with adoptive parents on adopted children and adolescents’ outcomes: A systematic review. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 24(1), 69-94. http://dx.doi.org/10.1177/1359104518786339

Drozd, Filip, Bergsund, Hans Bugge, Hammerstrøm, Karianne Thune, Hansen, Marit Bergum, & Jacobsen, Heidi. (2018). A systematic review of courses, training, and interventions for adoptive parents. Journal of Child and Family Studies, 27(2), 339-354. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-017-0901-7

Durgante, Helen, & Dell’Aglio, Débora Dalbosco. (2018). Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em psicologia. Avaliação Psicológica, 17(1), 155-162. http://dx.doi.org/10.15689/ ap.2017.1701.15.13986

Frizzo, Giana Bitencourt, Machemer, Roberta Stefanini, Silva, Patrícia Santos, Naddeo, Lara, Soares, Eduarda Lauryn, Guedes, Liziane, & Machado, Mônica Sperb. (2021). Guia de implementação do programa “Adoção: Início dos novos vínculos”. Manuscrito não publicado.

Harris-Waller, Jayne, Granger, Charlotte, & Hussain, Misbah. (2018). Psychological interventions for adoptive parents: A systematic review. Adoption & Fostering, 42(1), 6-21. http://dx.doi. org/10.1177/0308575918754481

Linhares, Maria Beatriz Martins, Altafim, Elisa Rachel Pisani, Gaspardo, Cláudia Maria, & Andrade, Rebeca Cristina. (2019). Fortalecendo laços: Promovendo interações positivas entre mães e crianças em contextos adversos. In: André Faro, Marcus Eugênio Oliveira Lima, Dalila Xavier França, Sonia Regina Fiorim Enumo & Cícero Roberto Pereira (Eds.), Psicologia social e psicologia da saúde: Tópicos atuais (pp. 225-236). Curitiba: CRV.

Midgley, Nick, Alayza, Adriana, Lawrence, Hannah, & Bellew, Rebecca. (2018). Adopting Minds - a mentalization-based therapy for families in a post-adoption support service: Preliminary evaluation and service user experience. Adoption & Fostering, 42(1), 22-37. http://dx.doi.org/10.1177/0308575917747816

Palacios, Jésus, Rolock, Nancy, Selwyn, Julie, & Barbosa-Ducharne, Maria. (2019). Adoption breakdown: Concept, research, and implications. Research on Social Work Practice, 29(2), 130-142. http://dx.doi. org/10.1177/1049731518783852

Ribeiro, Antonio. (2015). Teoria de mudança: Aplicações e aprendizados em uma experiência brasileira. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 9, 4-15. http://dx.doi.org/10.4322/rbma201509002

Schindler, Holly, Fisher, Philip A., & Shonkoff, Jack P. (2017). From innovation to impact at scale: Lessons learned from a cluster of research-community partnerships. Child Development, 88(5), 1435-1446. http:// dx.doi.org/10.1111/cdev.12904

Slade, Arietta. (2005). Parental reflective functioning: An introduction. Attachment & Human Development, 7(3), 269-281. http://dx.doi.org/10.1080/14616730500245906.

Silva, Patricia Santos da. (2018). O processo de construção da parentalidade no contexto da adoção (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado em 9 de abril de 2022, de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/202705

Whittle, Sarah, Simmons, Julian G., Dennison, Meg, Vijayakumar, Nandita, Schwartz, Orli, Yap, Marie B.H., Sheeber, Lisa, & Allen, Nicholas B. (2014). Positive parenting predicts the development of adolescent brain structure: A longitudinal study. Developmental Cognitive Neuroscience, 8, 7-17. http://dx.doi. org/10.1016/j.dcn.2013.10.006


Submetido em:
13/05/2022

Aceito em:
25/06/2022

62f400d5a95395534d35e1f3 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections