Contribuições dos Indicadores de Qualidade da Educação para a melhoria da educação infantil: A experiência de São Paulo na gestão do prefeito Fernando Haddad. Entrevista com Maria Malta Campos
Ana Cláudia de Arruda Leite
Resumo
A avaliação da educação é um campo relativamente recente no Brasil, que principia no contexto de redemocratização do país e ganha mais força e capilaridade no processo de construção dos Indicadores de Qualidade a partir dos anos 2000. Fruto de um processo participativo e democrático, que envolveu diversos pesquisadores e organizações governamentais e não-governamentais, o Indique (2004) foi um marco nas discussões sobre avaliação da educação, sendo amplamente distribuído pelo MEC e a UNICEF. Voltado ao Ensino Fundamental e Médio, a sua publicação deu origem à produção, também coletiva, dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Tais documentos contribuíram de forma significativa para o aprofundamento da reflexão sobre a avaliação da Educação Básica no Brasil. Além disso, o Indique traz uma concepção inovadora na medida em que propõe uma autoavaliação participativa das unidades educacionais, o que favorece o engajamento da comunidade escolar na discussão sobre qualidade da oferta e fortalece a noção de educação como um direito, um bem público e uma coresponsabilidade de todos - Estado, sociedade e escola. De 2013 a 2016, na gestão do Prefeito Fernando Haddad na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação disseminou o Indique e sua aplicação em parte significativa da Educação Infantil, contemplando unidades da rede direta e conveniada das diferentes regiões da cidade. Nesta entrevista com a Profa Maria Malta Campos são explorados os desafios e conquistas dessa experiência, bem como a de se pesquisar e atuar no campo da avaliação da educação no Brasil.
Palavras-chave
References
Ação Educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). (2004). Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa.
Balageur, Irene, Mestres, Juan, & Penn, Helen. (1992). Quality in services for young children: A discussion paper. Bruxelas: European Commission Childcare Network. Recuperado em 12 de abril de 2022, de https://childcarecanada.org/.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2009). Indicadores da qualidade na educação infantil. Brasília: MEC/SEB.
Campos, Maria Malta, Esposito, Yara lúcia, Bhering, Eliana, Gimenes, Nelson, & Abuchaim, Beatriz. (2011). A qualidade da educação infantil: Um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, 41(142), 20-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100003
Campos, Maria Malta, & Ribeiro, Bruna. (2016). Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo (Textos FCC: relatórios técnicos, v. 48). São Paulo: Fundação Carlos Chagas.
Campos, Maria Malta, & Ribeiro, Bruna. (2017). Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo – II (Textos FCC: relatórios técnicos, v. 51). São Paulo: Fundação Carlos Chagas.
Melhuish, Edward. (2013). Efeitos de longo prazo da educação infantil: Evidências e política. Cadernos de Pesquisa, 43(148), 124-149. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742013000100007
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. (2015). Indicadores de qualidade da educação infantil paulistana. São Paulo: SME/DOT.
Sylva, Kathy, Melhuish, Edward, Sammons, Pam, Siraj-Blatchford, Iram, & Taggart, Brenda. (2010). Early childhood matters: Evidence from the effective pre-school and primary education project. Abingdon: Routledge. http://dx.doi.org/10.4324/9780203862063.
Yoshikawa, Hirozaku, Weiland, Christina, Brooks-Gunn, Jeanne, Burchinal, Margaret R., Espinosa, Linda M., Gormley, William T., Ludwig, Jens, Magnuson, Katherine A., Phillips, Deborah, & Zaslow, Martha J. (2013). Investing in our future: The evidence base on preschool education. Washington, DC: Society for Research in Child Development/Foundation for Children Development.
Submitted date:
06/21/2022
Accepted date:
06/23/2022