Relatos de Grupos de Trabalho: pesquisando instrumentos de avaliação em cooperação com o setor público
Paulo Gabriel Guerche Fuzzari, Thiago Neves Camargo, Rayssa Helena de Souza Lemos, Priscila Carvalho de Castilho
Resumo
O uso de instrumentos para a avaliação e a criação de políticas públicas é um processo complexo que, por vezes, pode ter como resultado algo descolado da realidade e pouco útil para os tomadores de decisão. Para contornar este desafio, os Grupos de Trabalho surgem como possibilidade de envolvimento direto de representantes de diferentes contextos na elaboração destas ferramentas, aproximando pesquisadores de gestores públicos e profissionais das redes. Este trabalho relata e analisa quatro experiências distintas de um grupo de pesquisa com Grupos de Trabalho, organizados com objetivos de criação e adaptação de instrumentos de avaliação de qualidade educacional da Educação Infantil. Os resultados indicam a importância de planejamento, pactuação e horizontalidade, além de temas e objetivos bem definidos para cada encontro e uso de métodos adequados, como ferramentas interativas nos encontros virtuais.
Palavras-chave
Referências
Almeida, Brunna Carvalho, & Paula, Sílvio Luiz de. (2014). O papel da avaliação de políticas públicas no contexto dos governos locais. Planejamento e Políticas Públicas, 42, 39-59.
Campos, Maria Malta. (2020). Avaliação da Qualidade na Educação Infantil: Impasses e Perspectivas no Brasil. Pesquisa e Debate em Educação, 10(1), 891-916.
Coelho, Rita de Cássia de Freitas, & Macário, Alice de Paiva. (2020). Educação Infantil e Avaliação: Processos e Perspectivas. Revista Pesquisa e Debate em Educação, 10(1), 940-960.
Gorenstein, Clarice, Wang, Yuan-Pang, & Hungerbühler, Ines. (2016). Instrumentos de avaliação em saúde mental. Porto Alegre: Artmed.
Laisner, Regina Claudia, & Gonçalves de Mario, Camila. (2014). Os desafios da avaliação de políticas públicas como instrumento estratégico de gestão e de controle social. Revista Políticas Públicas, 18(2), 619-630.
McCoy, Dana Charles, Yoshikawa, Hirokazy, Ziol-Guest, Kathleen M., Duncan, Greg J., Schindler, Holly S., Magnuson, Katherine, Yang, Rui, Koepp, Andrew, & Shonkoff, Jack P. (2017) Impacts of early childhood education on medium and long-term educational outcomes. Educational Researcher, 46(8), 474-487.
Pinheiro, Maurício Mota Saboya, Koga, Natália Massaco, Palotti, Pedro Lucas de Moura, & Santos, Janine Mello dos. (Orgs.). (2020). Políticas Públicas baseadas em evidências: Uma avaliação crítica (Vol. 24, Boletim de Análise Político-Institucional). Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. https:// doi.org/10.38116/bapi24.
Santos, Daniel Domingues dos. (2015). Impactos do ensino infantil sobre o aprendizado: Benefícios positivos, mas desiguais (Tese de livre-docência). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
Submetido em:
15/04/2022
Aceito em:
24/06/2022