Revista Brasileira de Avaliação
https://app.periodikos.com.br/journal/rbaval/article/doi/10.4322/rbaval202211011
Revista Brasileira de Avaliação
Ensaio

Programa de parentalidade: Da evidência científica para a implementação em escala

Elisa Rachel Pisani Altafim, Maria Beatriz Martins Linhares

Downloads: 16
Views: 2698

Resumo

O fortalecimento da parentalidade positiva, por meio dos programas de parentalidade, tem sido uma estratégia efetiva de prevenção da violência contra crianças. O Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros é um programa da American Psychological Association baseado em evidências científicas e que possui validação para o Brasil. O presente artigo é um ensaio com objetivo de apresentar uma síntese das evidências científicas sobre os efeitos do Programa ACT na prevenção de violência contra crianças, em amostras brasileiras e internacionais. Adicionalmente, é apresentado um modelo de implementação do Programa ACT em larga escala com sustentabilidade no sistema público. Verifica-se que, na trajetória de pesquisas com o Programa ACT no Brasil, houve um avanço quanto ao nível de evidência científica e um esforço recente de implementação do Programa ACT vinculado a políticas públicas.

Palavras-chave

Programa de parentalidade. Prevenção de violência. Avaliação de programa. Primeira infância

Referências

Aarons, Gregory A., Hurlburt, Michael, & Horwitz, Sara McCue. (2011). Advancing a conceptual model of evidence-based practice implementation in public service sectors. Administration and Policy in Mental Health, 38(1), 4-23. PMid:21197565. http://dx.doi.org/10.1007/s10488-010-0327-7

Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2020a). Investindo na primeira infância: um programa de intervenção universal para prevenção de violência. In Erika da Silva Ferrão, Sônia Regina Florim Enumo & Maria Beatriz Martins Linhares (Orgs.), Infância em segurança: Interdisciplinaridade na proteção do desenvolvimento sadio infantojuvenil (pp. 47-76). Curitiba: Editora CRV.

Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2020b). Intervenção preventiva em práticas parentais utilizando o Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros. In Sônia Regina Fiorim Enumo & Tatiane Lebre Dias & Fabiana Pinheiro Ramos (Orgs.), Intervenções psicológicas para promoção do desenvolvimento e saúde na infância e adolescência (pp. 325-346). Curitiba: Appris Editora.

Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2020c). Programa de intervenção baseado em evidência científica com enfoque na Parentalidade Positiva e Prevenção de violência contra crianças: Formação, nucleação e pesquisa. Santo André: Instituto Para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo – IVEPESP. (Projeto de Pesquisa, não publicado).

Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2016). Universal violence and child maltreatment prevention programs for parents: A systematic review. Intervención Psicosocial, 25(1), 27-38. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2015.10.003

Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2019). Preventive intervention for strenghtening effective parenting practices: A randomized controlled trial. Journal of Applied Developmental Psychology, 62, 160-172. http://dx.doi.org/10.1016/j.appdev.2019.03.003

Altafim, Elisa Rachel Pisani, Oliveira, Rebeca Cristina, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2021a). Maternal history of childhood violence in the context of a parenting program. Journal of Child and Family Studies, 30(1), 230-242. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-020-01868-1

Altafim, Elisa Rachel Pisani, McCoy, Dana Charles, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2018). Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Children and Youth Services Review, 89, 93-102. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2018.04.025

Altafim, Elisa Rachel Pisani, McCoy, Dana Charles, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2021b). Unpacking the impacts of a universal parenting program on child behavior. Child Development, 92(2), 626-637. PMid:33416202. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.13491

Altafim, Elisa Rachel Pisani, Pedro, Maria Eduarda André, & Linhares, Maria Beatriz Martind. (2016). Effectiveness of ACT Raising Safe Kids Parenting Program in a developing country. Children and Youth Services Review, 70, 315-323. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2016.09.038

Altafim, Elisa Rachel, & Linhares, Maria Beatriz. (2021). Programa de parentalidade para prevenção de violência contra crianças no contexto brasileiro: Da eficácia para a larga escala sustentável. In Cátia Magalhães, Maria João Amante, Paula Xavier & Susana Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, crianças e jovens em risco. (pp. 59-73). Viseu: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.

Barroso, Ricardo G., & Machado, Carla. (2015). Definições, dimensões e determinantes da parentalidade. In Gabriela Aratang Pluciennik, Marcia Cristina Lazzari & Marina Fragata Chicaro (Orgs.), Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco (pp. 16-33). São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Belotti, Francine, Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2019). Feasibility study of a preventive parenting program with mothers of children born preterm. Children and Youth Services Review, 107, 104526. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2019.104526

Bornstein, Marc H. (2012). Cultural approaches to parenting. Parenting, Science and Practice, 12(2-3), 212-221. PMid:22962544. http://dx.doi.org/10.1080/15295192.2012.683359

Bowman, Candice C., Sobo, Elisa J., Asch, Steven M., & Gifford, Allen L. (2008). Measuring persistence of implementation: QUERI Series. Implementation Science; IS, 3(1), 21. PMid:18430200. http://dx.doi. org/10.1186/1748-5908-3-21

Branco, Marília Souza Silva, Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2021). Universal intervention to strengthen parenting and prevent child maltreatment: Updated systematic review. Trauma, Violence & Abuse, 15248380211013131. PMid:33973499. http://dx.doi.org/10.1177/15248380211013131

Brasil. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. (2021). 81% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. Recuperado em 20 de fevereiro de 2022, de https://www.gov. br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/81-dos-casos-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentesocorrem-dentro-de-casa

Cuartas, Jorge, Weissman, David G., Sheridan, Margaret A., Lengua, Liliana, & McLaughlin, Katie A. (2021). Corporal punishment and elevated neural response to threat in children. Child Development, 92(3), 821- 832. PMid:33835477. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.13565

De Los Reyes, Andres, Thomas, Sarah A., Goodman, Kimberly L., & Kundey, Shannon M. (2013). Principles underlying the use of multiple informants’ reports. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 123-149. PMid:23140332. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185617

Dirks, Melanie A., De Los Reyes, Andres, Briggs-Gowan, Margaret, Cella, David, & Wakschlag, Lauren S. (2012). Annual research review: Embracing not erasing contextual variability in children’s behavior–theory and utility in the selection and use of methods and informants in developmental psychopathology. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, 53(5), 558-574. PMid:22360546. http://dx.doi. org/10.1111/j.1469-7610.2012.02537.x

Durlak, Joseph A., & DuPre, Emily P. (2008). Implementation matters: A review of research on the influence of implementation on program outcomes and the factors affecting implementation. American Journal of Community Psychology, 41(3-4), 327-350. PMid:18322790. http://dx.doi.org/10.1007/s10464-008-9165-0

Fixsen, Dean L., Naoom, Sandra, Blasek, Karen, Friedman, Robert, & Wallace, Frances. 2005). Implementation research: A synthesis of the literature. Tampa, FL: University of South Florida, Louis de la parte Mental Health Institute, The National Institute Research Network.

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. (2021). Primeiríssima Infância – Interações na Pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19. Recuperado em 2 de março de 2022, de https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/primeirissima-infancia-interacoespandemia-comportamentos-cuidadores-criancas-0-3-anos-covid-19/?s=inf%C3%A2ncia,intera%C3%A7 %C3%B5es,pandemia

Grissmer, David W. (2016). A guide to incorporating multiple methods in randomized control trials to assess intervention effects (2nd ed.). Recuperado em 2 de março de 2022, de https://www.apa.org/ed/ schools/teaching-learning/randomized-control-guide.pdf

Hernández, Rubio, José, Francisco, Miravalles, Trillo, Paz, Maria, Fernández, Jiménez, & del Carmen, Maria. (2021). Caracteristicas de los estudios de evaluacion de programas grupales de educacion parental: Una revision de alcance. Estudios sobre Educación (Lima), 41, 71-105.

Hickey, Grainne, McGilloway, Sinead, Furlong, Mairead, Leckey, Yvonne, Bywater, Tracey, & Donnelly, Michael. (2016). Understanding the implementation and effectiveness of a group-based early parenting intervention: A process evaluation protocol. BMC Health Services Research, 16(1), 490-504. PMid:27633777. http://dx.doi.org/10.1186/s12913-016-1737-3

Howe, Tasha R., Knox, Michele, Altafim, Elisa R. Pisani, Linhares, Maria Beatriz M., Nishizawa, Nahoko, Fu, Trista Juhsin, Camargo, Ana P. Leao, Ormeno, Gabriela I. Reyes, Marques, Teresa, Barrios, Luisa, & Pereira, Ana I. (2017). International child abuse pre- vention: Insights from ACT Raising Safe Kids. Child and Adolescent Mental Health, 22(4), 194-200. PMid:32680418. http://dx.doi.org/10.1111/camh.12238

Hulley, Stephen B., Cummings, Stevens R., Browner, Warren S., Grady, Deborah G., & Newman, Thomas B. (2013). Designing clinical research. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins.

Knox, Michele, & Dynes, Morgan. (2020). The Act Raising Safe Kids Program In: Elizabeth T. Gershoff & Shawna J. Lee (Eds.), Ending the physical punishment of children: A guide for clinicians and practitioners (pp. 99-107). Washington, DC: American Psychological Association. http://dx.doi.org/10.1037/0000162-011

Knox, Michele, Burkhart, Kimberly, & Cromly, Aaron. (2013). Supporting positive parenting in community health centers: The ACT Raising Safe Kids Program. Journal of Community Psychology, 41(4), 395-407. http://dx.doi.org/10.1002/jcop.21543

Lawrenz, Priscila, Yousafzai, Aisha Khizar, & Habigzang, Luísa Fernanda. (2021). ACT Raising Safe Kids Program improves parenting practices, beliefs about physical punishment, management of anger, and mental health: Initial evidence from a study in Brazil. Children and Youth Services Review, 131, 106299. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106299

Leithold, Elisa, Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2019). Comportamentos desafiadores de crianças e práticas parentais de mães participantes de um programa de intervenção. In 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP, Ribeirão Preto, SP.

Leithold, Elisa. (2020). Práticas educativas maternas no contexto do Programa ACT: Para educar crianças em ambientes seguros (Monografia). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Linhares, Maria Beatriz Martins. (2015). Família e desenvolvimento na primeira infância: processos de autorregulação, resiliência e socialização de crianças pequenas. In Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: Parentalidade em foco (pp. 70-82). São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Lotto, Camila Regina, Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2021). Maternal history of childhood adversities and later negative parenting: A systematic review. Trauma, Violence & Abuse, 15248380211036076. PMid:34342253. http://dx.doi.org/10.1177/15248380211036076

Martin, Mackenzie, Steele, Bridget, Lachman, Jamie M., & Gardner, Frances. (2021). Measures of facilitator competent adherence used in parenting programs and their psychometric properties: A systematic review. Clinical Child and Family Psychology Review, 24(4), 834-853. PMid:34021442. http://dx.doi.org/10.1007/ s10567-021-00350-8

Mejia, Anilena, Haslam, Divna, Sanders, Matthew R., & Penman, Nicole. (2017). Protecting children in lowand middle-income countries from abuse and neglect: Critical challenges for suc- cessful implementation of parenting programmes. European Journal of Development Research, 29(5), 1038-1052. http://dx.doi. org/10.1057/s41287-017-0105-4

Moon, Deborah J., Damman, Jeri L., & Romero, Aly. (2020). The effects of primary care-based parenting intreventions on parenting and child behavioral outcomes: A systematic review. Trauma, Violence & Abuse, 21(4), 706-724. PMid:30064299. http://dx.doi.org/10.1177/1524838018774424

Murray, Joseph, Santos, Iná S., Bertoldi, Andréa D., Murray, Lynne, Arteche, Adriane, Tovo-Rodrigues, Luciano, Cruz, Suélen, Anselmi, Luciana, Martins, Rafaela, Altafim, Elisa, Soares, Tâmara Biolo, Andriotti, Maria Gabriela, Gonzalez, Andrea, Oliveira, Isabel, Silveira, Mariângela Freitas, & Cooper, Peter. (2019). The effects of two early parenting interventions on child aggression and risk for violence in Brazil (The PIÁ Trial): Protocol for a randomised controlled trial. Trials, 20(1), 253. PMid:31046826. http://dx.doi. org/10.1186/s13063-019-3356-x

National Center for Parent, Family and Community Engagement. (2015). Compendium of parenting interventions. Washington, DC: National Center on Parent, Family and Community Engagement, Office of Head Start, U.S. Department of Health & Human Services.

Oliveira, Joyce Lúcia Abreu Pereira, Fiorini, Milena Carolina, Guisso, Luciane, Vieira, Mauro Luís, & Crepaldi, M. A. (2021). Grupo de pais: Aprendizagens de participantes do Programa ACT. Ciencias Psicológicas (Montevideo), 15(1), e-2392. http://dx.doi.org/10.22235/cp.v15i1.2392

Pedro, Maria Eduarda André, Altafim, Elisa Rachel Pisani, & Linhares, Maria Beatriz Martins. (2017). ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Intervención Psicosocial, 26(2), 63-72. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2016.10.003

Plant, Dominic T., Pawlby, Susan, Pariante, Carmine M., & Jones, Fergal W. (2018). When one child meets another – maternal childhood trauma and offspring child psychopathology: A systematic review. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 23(3), 483-500. PMid:29171287. http://dx.doi. org/10.1177/1359104517742186

Pontes, Luciana Barbalho, Siqueira, Aline Cardoso, & Williams, Lucia Cavalcanti Albuquerque. (2019). A systematic literature review of the ACT raising safe kids parenting program. Journal of Child and Family Studies, 28(12), 3231-3244. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-019-01521-6

Portwood, Sharon G., Lambert, Richard G., Abrams, Lyndon P., & Nelson, Ellissa Brooks. (2011). An evaluation of the Adults and Children Together (ACT) Against Violence Parents Raising Safe Kids program. The Journal of Primary Prevention, 32(3-4), 147-160. PMid:21833787. http://dx.doi.org/10.1007/s10935- 011-0249-5

Prefeitura de Pelotas. (2019). ACT Pelotas política pública: relatos de experiências. (1. ed.). Pelotas: Prefeitura de Pelotas.

Sartori, Natália, Altafim, Elisa Rachel Pisani& Linhares, Maria Beatriz Martins. (2017). Relatos maternos sobre sonhos e futuro dos filhos de mães participantes do programa de intervenção ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros. In 25th USP International Symposium of Undergraduate Research (SIICUSP), Ribeirão Preto, SP.

Silva, Júlia. (2011). Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros, manual do facilitador e guia de avaliação. Washington, DC: American Psychological Association.

Smith, Justin D., Dishion, Thomas J., Shaw, Daniel S., Wilson, Melvin N., Winter, Charlotte C., & Patterson, Gerald R. (2014). Coercive family process and early-onset conduct problems from age 2 to school entry. Development and Psychopathology, 26(4pt1), 917-932. PMid:24690305. http://dx.doi.org/10.1017/ S0954579414000169

Soares, Tamara Joana Biolo. (2019). Políticas públicas e prevenção da violência no desenvolvimento infantil baseada em evidências: uma análise da implementação dos programas ACT e Conte comigo na cidade de Pelotas, RS (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

United Nations Children’s Fund – UNICEF. (2020). COVID-19 report: Violence against children and adolescents in the time of COVID-19. ECLAC; Office of the Special Representative of the Secretary-General on Violence against Children.

Ward, Catherine, Sanders, Matthew R., Gardner, Frances, Mikton, Christopher, & Dawes, Andrew. (2016). Preventing child maltreatment in low- and middle-income countries: arent support programs have the potential to buffer the effects of poverty. Child Abuse & Neglect, 54, 97-107. PMid:26718262. http://dx.doi. org/10.1016/j.chiabu.2015.11.002

Wessels, I., Mikton, C., Ward, C. L., Kilbane, T., Alves, R., Camplello, G., Dubowitz, H., Hutchings, J., Jones, L., Lynch, M., & Madrid, B. (2014). La prevención de la violencia: Evaluación de los resultados de programas de educación para padres. Ginebra, Suiza: Organización Mundial de la Salud.

World Health Organization – WHO. (2018). INSPIRE Handbook: Action for implementing the seven strategies for ending violence against children. Geneva: WHO.


Submetido em:
02/03/2022

Aceito em:
07/06/2022

62d94ac0a953950e362f78c2 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections