Pará Research Medical Journal
https://app.periodikos.com.br/journal/prmjournal/article/doi/10.4322/prmj.2020.006
Pará Research Medical Journal
Relato de Experiência Saude Coletiva

O método mentoring como suporte para a saúde mental na graduação em medicina

The mentoring method as a support for mental health in medical graduation

Rafael Silva Lemos, Lívia Guerreiro de Barros Bentes, Caio Vinícius Botelho Brito

Downloads: 0
Views: 438

Resumo

Sabe-se que os estudantes de medicina encontram diversos obstáculos e dificuldades que necessitam superar durante o andamento do curso, tanto pessoais quanto acadêmicos. Nesse sentido, o mentoring se torna um programa que pode ajudar os estudantes a superar suas dificuldades bem como ajudar os seus iguais durante todo o andamento do curso. Objetivo: O presente relato visa explanar os efeitos e contribuições do método mentoring para estudantes do curso de medicina. Método: O mentoring é um programa que ocorreu quinzenalmente entre os intervalos das aulas dos estudantes, contando com um número médio de 10 participantes e um mentor, que incentivava os estudantes a expor seus anseios, preocupações e dificuldades. Assim, o mentor compartilhava suas experiências em conjunto com outros participantes que passaram por situações parecidas, inspirando o estudante a lidar com seus problemas da melhor forma possível. Resultados: Após algumas sessões de mentoring, até mesmo aqueles alunos mais tímidos e reprimidos contribuíram e relataram suas experiências, de forma a serem escutados e aconselhados pelo mentor e demais participantes. Além de criar sentimentos de pertencimento e confiança pelo grupo, promovendo o aumento da autoconfiança e da autoestima dos participantes. Conclusão: Dessa forma, é notável que a experiência de mentoring no curso de medicina produziu resultados positivos no que tange a qualidade de vida dos participantes, ajudando-os a lidar com problemas de cunho pessoal e acadêmico. Logo, é importante que esse programa seja implementado em outras faculdades, visando a evolução dos estudantes.

Palavras-chave

saúde mental; estudantes de medicina; educação em saúde

Abstract

It is known that medical students encounter several obstacles and difficulties that they need to overcome during the course, both personal and academic. About this, mentoring becomes a program that can help students overcome their difficulties as well as help their peers throughout the course. Purpose: This report aims to explain the effects and contributions of the mentoring method to medical students. Methods: Mentoring is a program that took place biweekly between the intervals of the student’s classes, with a relative number of 10 participants and a mentor, who encouraged students to expose their desires, concerns and difficulties. Thus, the mentor shared his experiences together with other participants who went through similar situations, inspiring the student to deal with his problems in the best possible way. Results: After a few mentoring sessions, even those most shy and repressed students contributed and reported their experiences, in order to be heard and advised by the mentor and other participants. In addition to creating feelings of belonging and trust by the group, promoting an increase in the participant’s selfconfidence and self-esteem. Conclusion: Thus, it is notable that the mentoring experience in the medical course produced positive results with regard to the quality of life of the participants, helping them to deal with problems of a personal and academic nature. Therefore, it is important that this program is implemented in other colleges, aiming at the evolution of students.

Keywords

mental health; students; health education.

Referências

1. Feijó DH, Mainardi CR, Valente AL, Yamaki VN, Teixeira RKC, Silva JAC. Dilemas e frustrações do estudante de medicina: estudo transversal. Para Res Med J. 2017; 1(2):1-6. http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2017.026.

2. Martins AF, Bellodi PL. Mentoring: uma vivência de humanização e desenvolvimento no curso médico. Interface. 2016; 20(58):715-26. https://org.doi/10.1590/1807-57622015.0432.

3. Fernandez A, Chen V, Quan J, Martinez A, Flowers L, Aronson L. Evaluation of a medical student research and career development program to increase diversity in academic medicine. Acad Med. 2019;94(8):1220-8. http://dx.doi.org/10.1097/ACM.0000000000002760. PMid:30998582.

4. Santos LS, Ribeiro IJS, Boery EM, Boery RNSO. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns em estudantes de medicina. Cogitare Enferm. 2017; 22(4):1-7. https://org.doi/10.5380/ce.v22i4.52126.

5. Rego RM, Marques NA, Monteiro PC, Oliveira CLB, Lins NAA, Caldas CAM. O perfil atual do estudante de Medicina e sua repercussão na vivência do curso. Para Res Med J. 2019;2(4):22-30. http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2018.005.

6. Akinia O, Haagan P, Atiomo W. A systematic review of the literature describing the outcomes of near-peer mentoring programs for fist year medical students. BMC Med Educ. 2018;18(98):1-10. http://dx.doi.org/10.1186/s12909-018-1195-1.

7. Mustafá AMM, Gomides MM, Costa JL, Pires AT, Carvalho IGM. Mentoring e educação em saíde. J Business Techn. 2019;9(1):147-53.

8. Fallatah HI, Park YS, Farsi J, Tekian A. Mentoring clinical-year studentes: Factores contributing to effective mentoring. J Med Educ Curric Dev. 2018;5:1-6. http://dx.doi.org/10.1177/2382120518757717. PMid:29497707.

9. Sng JH, Pei Y, Toh YP, Peh TY, Neo SH, Krishna LKR. Mentoring relationships between sênior physicians and Junior doctores and/or medical students: A thematic review. Med Teach. 2017;39(8):866-75. http://dx.doi.org/10.1080/0142159X.2017.1332360. PMid:28562193.

10. Alpes MF, Wolf AE. Tutoria acadêmica (“mentoring”): relato de experiência de um tutorado à tutor. Rev Extensão em Foco. 2018;16: 90-8.

11. Campbell KM, Rodriguez JE. Mentoring under represented minority in medicine (URMM) students across racial, ethnic and institutional differences. J Natl Med Assoc. 2017;110(5):421-23. http://dx.doi.org/10.1016/j.jnma.2017.09.004. PMid:30129519.

12. Danner OA, Lokko C, Mobley F, Dansby M, Maze M, Bradley B, et al. Hospital-based, multidisciplinary, youth mentoring and medical exposure program positively influences and reinforces health care career choice: “The Reach One Each One Program early experience. Am J Surg. 2016;213(4):611-16. http://dx.doi.org/10.1016/j.amjsurg.2016.12.002. PMid:28040097.

13. Butani L, Bogetz A, Plant J. Illuminating exemplary professionalism using appreciative inquiry dialogues between students and mentors. Med Teach. 2018;41(3):325-31. http://dx.doi.org/10.1080/0142159X.2018.1472371. PMid:29801424.

14. Jordan J, Watcha D, Cassella C, Kaji AH, Trivedi S. Impact of a Mentorship Program on Medical Student Burnout. AEM Educ. Train. 2019;3(3):218-25. http://dx.doi.org/10.1002/aet2.10354. PMid:31360814.

15. Silva FS, Caetano LAO, Silveira CAB, Junqueira CRA. A intervenção grupal e o uso da arte como ferramentas produtivas para pessoas com Alzheimer. Vínculo (São Paulo). 2019;16(2):1-16. http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p88-109.

16. Bechelli LPC, Santos MA. O terapeuta na psicoterapia de grupo. Rev Latino-Am Enfermagem. 2005;13(2):249-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000200018. PMid:15962072.

17. Benevides DS, Pinto AGA, Cavalcante CM, Jorge MSB. Mental healthcare through therapeutic groups in a day hospital: The healthcare workers’ point of view. Interface - Comunic., Saude. Educ. 2010;14(32):27-38.

18. Andre C, Deerin J, Leykum L. Students helping students: vertical peer mentoring to enhance the medical school experience. BMC Res Notes. 2017;10(1):176. http://dx.doi.org/10.1186/s13104-017-2498-8. PMid:28464902.

19. Souza LV, Comin FS. A ausência dos participantes na grupoterapia e seus efeitos na dinâmica grupal. Rev SPAGESP. 2011;12(1):22-31.

20. Bentes LGB, Lemos RS, Barreto RM, Carvalho RF, Brito CVB. Os fatores associados à incidência da cefaleia em estudantes da educação superior em cursos da saúde: uma revisão sistemática. Para Res Med J. 2020;4(39):e39. http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2019.039.


Submetido em:
10/06/2020

Aceito em:
16/10/2020

5ff30ac50e882532689da9c5 prmjournal Articles
Links & Downloads

PRMJ

Share this page
Page Sections