Pará Research Medical Journal
https://app.periodikos.com.br/journal/prmjournal/article/doi/10.4322/prmj.2020.004
Pará Research Medical Journal
Relato de Experiência

Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina: relato de experiência

Monitoring in medical informatic skills on a medicine course: experience report

Carlos Henrique Lopes Martins, Caio Henrique de Souza Almeida, Jackson Cordeiro Lima

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Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do exercício da monitoria acadêmica na disciplina Habilidades de Informática Médica Primeira Etapa em curso de Medicina durante dois semestres. Relatar a contribuição do monitor para o processo de ensinoaprendizagem e o aporte para a sua formação. Método: Relato de Experiência sobre 25 semanas durante o ano letivo de 2017, onde foram realizadas diversas atuações pelo mesmo monitor que observou reflexões práticas sobre sua atuação e dos seus discentesmonitorados. Resultados: A atuação do monitor gerou resolução das atividades propostas pelo professor, visto que dúvidas foram esclarecidas e dicas transmitidas, durantes as aulas. O conhecimento ampliado e interesse pelas resolutivas da disciplina foi observado, sobretudo, pela frequência de aproximadamente 65% dos alunos da turma nos plantões de dúvidas durante o primeiro semestre, e cerca de 40% dos discentes no segundo semestre, além da participação deles no grupo de estudo. Foi possível exercer a base Ensino-Pesquisa, objetivos da monitoria. Conclusão: Dessa forma, a monitoria expressou-se como formadora de aprendizagem não apenas de forma coletiva e específica, mas contribuindo para potencializar a formação acadêmica, instigando a prática futura da docência pelo monitor. Assim, a experiência foi proveitosa e promoveu o enriquecimento teórico-prático que pôde ter sido dado à disciplina, pré-requeridos, para formação básica em saúde que irão ser exigidas nos outros semestres do curso. Descritores: informática médica; aprendizagem; educação médica.

Palavras-chave

informática médica; aprendizagem; educação médica.

Abstract

Purpose: Report the exercise of an academic monitoring in the discipline of Medical Informatic Skills First Stage on a medicine course in two semesters. Report the monitor’s contribution to the teaching-learning process and the contribution for your training. Methods: Experience Report about 25 weeks during the 2017 academic year, where several actions were performed by the same monitor who observed practical reflections on his performance and of his monitored students. Results: The acting of the monitor ensured resolution of the activities proposed by the teacher, since doubts were clarified and tips transmitted during classes. The increased knowledge and interest in the discipline was observed, above all, by the frequency of approximately 65% of the students in the class during the first semester, and about 40% of the students in the second semester, besides their participation in the study group. It was possible to exercise the Teaching-Research, monitoring objectives. Conclusion: In this way, the monitoring was expressed as a trainer of learning not only in a collective and specific way, but contributing to potentiate the academic formation, instigating the future practice of teaching by the monitor. Consequently, the experience was constructive and promoted the theoretical and practical enrichment that could have been given to the discipline, pre-required, for basic training that will be required in the other semesters of the course.

Keywords

medical informatics; learning; education, medical

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Submetido em:
20/04/2020

Aceito em:
22/09/2020

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