Pará Research Medical Journal
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Pará Research Medical Journal
Artigo de Pesquisa Psicologia

Qualidade de vida e o desenvolvimento de depressão e ansiedade em estudantes de medicina de uma instituição de ensino da Amazônia

Quality of life and the development of depression and anxiety medical students of an institution of teaching of the Amazon

Angélica Arêa Leão Martins, Fabíola Gonçalves Andrade, Ícaro Giovanni Sousa De Albuquerque, Paulo Batista Da Costa Neto, Thais Sant´ana Soares Silva, Leonardo Teixeira de Mendonça

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Resumo

Objetivo: Identificar e compreender a qualidade de vida e o desenvolvimento de depressão e ansiedade em estudantes de uma Instituição de Ensino da Amazônia (IES) no município de Belém, estado do Pará, no ano de 2017. Método: Foi realizado estudo observacional, individual, descritivo e transversal, com alunos de uma IES da Amazônia, através dos questionários WHOQOL e escala HAD, com uso dos testes de Mann Whitney e TStudent para análises comparativas, sendo os demais dados analisados por estatística simples. Resultados: Dos 126 estudantes avaliados, houve predomínio de jovens acima de 19 anos, do sexo feminino, sem graduações anteriores. Observou-se diferença estatisticamente significante na avaliação do questionário WHOQOL nos domínios de meio ambiente e social, sendo em ambos os resultados do 1º semestre pior que o 7º semestre; Também foi significativo o resultado dos sintomas possíveis de transtornos de ansiedade, sendo esses sintomas mais prevalentes nos alunos do 1º semestre (63% vs 48%). Os demais domínios do WHOQOL e resultados do HAD não apresentaram diferenças, mas se observou alta prevalência de sintomas de depressão tanto no 1º quanto no 7º semestre (49 e 35% respectivamente). Conclusão: Os dados encontrados estão em consonância com a literatura, e mostram que mesmo com melhoras em alguns quesitos relacionados a qualidade de vida no decorrer da graduação, a presença de elevados índices de triagem para transtornos do humor (depressão e ansiedade) dentre esse grupo populacional merece atenção e mais estudos para mudar essa realidade e o futuro desses profissionais.

Palavras-chave

qualidade de vida; depressão; ansiedade; estudantes de medicina.

Abstract

Purpose: To identify and understand the quality of life and the development of depression and anxiety in students of an Amazonian Teaching Institution (IES) in the city of Belém, state of Pará, in the year 2017. Methods: An individual observational study, descriptive and cross-sectional study, with students from an IES of the Amazon, using the WHOQOL and HAD-scale questionnaires, using the Mann Whitney and T-Student tests for comparative analysis, and the other data were analyzed by simple statistics. Results: Of the 126 students evaluated, there was a predominance of girls over 19 years of age, female, without previous graduations. A statistically significant difference was observed in the evaluation of the WHOQOL questionnaire in the environmental and social domains, with both results of the 1st semester worse than the 7th semester; It was also significant the result of the possible symptoms of anxiety disorders, being these symptoms more prevalent in the first semester students (63% vs 48%). The other domains of the WHOQOL and HAD results showed no differences, but there was a high prevalence of symptoms of depression in both the 1st and the 7th semester (49 and 35%, respectively). Conclusion: The data found are in line with the literature, and show that even with improvements in some aspects related to quality of life during graduation, the presence of high screening indices for mood disorders (depression and anxiety) among this group population deserves attention and more studies to change this reality and the future of these professionals.

Keywords

Quality of life and the development of depression and anxiety medical students of an institution of teaching of the Amazon

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