Utilização de recursos de comunicação alternativa e aumentativa por pacientes com esclerose lateral amiotrófica.
Utilization of alternative and augmentative communication resources by patients with amyotrophic lateral sclerosis.
Micaele Kedma Ribeiro de Moraes, Vagner Rogério dos Santos, Francis Meire Fávero, Acary Souza Bulle Oliveira, Lucimar Pinheiro Rosseto, Kelly Cristina Borges Tacon, Viviane Lemos Silva Fernandes, Samara Lamounier Santana Parreira
Resumo
Introdução: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença de comprometimento multissistêmico, dentre eles, a perda total das habilidades comunicativas. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) busca proporcionar uma comunicação eficaz por meio de recursos específicos. Objetivo: verificar a influência da ELA nos aspectos de vida pessoal, social e ambiental em pacientes que utilizem a CAA. Métodos: Os pacientes foram observados e convidados a participarem de uma avaliação com questionário sociodemográfico e semiestruturado. Cada participante obteve um recurso de CAA disponibilizados pela presente pesquisa e retornaram para uma reavaliação. Resultados: A análise foi realizada a partir dos relatos que emergiram dos comentários espontâneos e gerou cinco categorias (socialização, atitudes sociais, comunicação e direitos, serviços, sistemas e políticas, e interação familiar). Conclusão: Mesmo com a utilização da CAA, a ELA gera impactos negativos na socialização e participação social devido fatores sociais e ambientais.
Palavras-chave
Abstract
Introduction: Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS) is a multisystemic impairment disease, among them, the total loss of communicative abilities. Augmentative and Alternative Communication (CAA) seeks to provide effective communication through specific resources. Objective: to verify the influence of ALS on aspects of personal, social and environmental life in patients who use the CAA. Methods:The patients were observed and invited to participate of an evaluation with a sociodemographic and semi-structured questionnaire. Each participant obtained a CAA resource offered by the present research and returned for a reevaluation. Results:The analysis was based on the reports that emerged from the spontaneous comments and generated five categories (socialization, social attitudes, communication and rights, services, systems and policies, and family interaction). Conclusion: Even with the use of CAA, ELA generates negative impacts on socialization and social participation due to social and environmental factors.
Keywords
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