Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

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Artigo Técnico

A psicomotricidade no processo de aprendizagem e a estimulação psicomotora no desenvolvimento das crianças

Isabel Keli Garcia Marchon Marques, Glhevysson dos Santos Barros

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Resumo

O corpo é considerado a primeira forma de linguagem para a criança, já que com ele, a criança introduz sua comunicação com o meio. A psicomotricidade através do movimento desenvolve no indivíduo capacidades afetivas, cognitivas e motoras. O objetivo deste trabalho foi fazer uma reflexão acerca da psicomotricidade e sua relação no desenvolvimento da aprendizagem na infância. Este trabalho se faz relevante porque a psicomotricidade além de tratar dos estímulos corporais da criança, desenvolve de forma concreta os aspectos psicológicos e, com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos. Como metodologia foi utilizada através de estágio educacional (observação) e estágio em Clínica psicomotora (entrevista e visitação) para melhor conhecimento da psicomotricidade e como essa beneficia o desenvolvimento da criança. Pode-se concluir que, é de suma importância o desenvolvimento da psicomotricidade com as crianças, pois além de tratar dos estímulos corporais da infância, desenvolve de forma concreta, os aspectos psicológicos e com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos.

Palavras-chave

Aprendizagem; Estímulos motores; Psicomotricidade; Clínica psicomotora; Educação física.

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Submitted date:
07/27/2023

Accepted date:
09/10/2023

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