Intercontinental Journal on Physical Education
ISSN 2675-0333

https://app.periodikos.com.br/journal/ijpe/article/doi/10.51995/2675-0333.v5i3e2020052
Intercontinental Journal on Physical Education<br> ISSN 2675-0333
Artigo Técnico

A psicomotricidade no processo de aprendizagem e a estimulação psicomotora no desenvolvimento das crianças

Isabel Keli Garcia Marchon Marques, Glhevysson dos Santos Barros

Downloads: 1
Views: 295

Resumo

O corpo é considerado a primeira forma de linguagem para a criança, já que com ele, a criança introduz sua comunicação com o meio. A psicomotricidade através do movimento desenvolve no indivíduo capacidades afetivas, cognitivas e motoras. O objetivo deste trabalho foi fazer uma reflexão acerca da psicomotricidade e sua relação no desenvolvimento da aprendizagem na infância. Este trabalho se faz relevante porque a psicomotricidade além de tratar dos estímulos corporais da criança, desenvolve de forma concreta os aspectos psicológicos e, com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos. Como metodologia foi utilizada através de estágio educacional (observação) e estágio em Clínica psicomotora (entrevista e visitação) para melhor conhecimento da psicomotricidade e como essa beneficia o desenvolvimento da criança. Pode-se concluir que, é de suma importância o desenvolvimento da psicomotricidade com as crianças, pois além de tratar dos estímulos corporais da infância, desenvolve de forma concreta, os aspectos psicológicos e com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos.

Palavras-chave

Aprendizagem; Estímulos motores; Psicomotricidade; Clínica psicomotora; Educação física.

Referências

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade: Jogos atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Wak 2006.160p.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 5º edição. Rio de Janeiro: WakEditora. 2012.

ANDRADE, M. M. Introdução a metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CARVALHO, E. M. R. Contribuições da teoria Walloniana à educação psicomotora. P. 85 (Monografia de especialização em Psicomotricidade - UNIFOR), 1996.

FERNANDES, J. Abordagem emergente em psicomotricidade. In: FERNANDES, J.; GUTIERRES FILHO, P. (ed.). Psicomotricidade: abordagens emergentes. Barueri: Manole, 2012. p. 1-12.

FERNANDES, J. Das abordagens emergentes em psicomotricidade às atualidades da prática psicomotora. In: FERNANDES, J.; GUTIERRES FILHO, P. (ed.). Atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro: Wak, 2015. p. 19-28.

FONSECA, Vitor da. A Psicomotricidade e o desenvolvimento do ser humano. São Paulo. 1983. Disponível em: http://www.leoabreu.psc.br/02.htm. Acesso em: 09 dez. 2009.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção psicopedagógica, v. 18, n. 17, p. 42-52, 2010.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. p. 141. São Paulo: Cortez, 1991.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Tradução Ana Guardrola Brizolara. Porto Alegre: Artes Médicas , 1992.

NEGRINE, A. Manual de Observação Psicomotora: significação psiconeurológica

ROUSSILLON, R. Le jeu et lafunctionsymbolisante. In: JOLY, F. (ed.). Jouer… lejeudansledéveloppement, lapathologie et lathérapeutique. Paris: In Press, 2003. p. 21-32.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação enfoque e Psicopedágogico. Petropólis. RJ, Vozes, 1997.

VIEIRA, José Leopoldo. Psicomotricidade relacional: a teoria de uma prática. Perspectivas Online, v. 3, n. 11, 2009.

WALLON, H. As origens do caráter na criança. (H. D. Pinto, Trad.) São Paulo: Nova Alexandria, 1995.


Submetido em:
27/07/2023

Aceito em:
10/09/2023

666f8fbba953953e353e98b3 ijpe Articles
Links & Downloads

IJPE

Share this page
Page Sections