TREINAMENTO DE FORÇA E LESÕES EM ATLETAS DE JIU-JITSU BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ítalo do Nascimento; Diogenes Leandro de Oliveira; Fabrício Xavier do Carmo; Raphael Almeida Silva Soares.
Resumo
A modalidade Jiu-jitsu é uma arte marcial que utiliza o próprio corpo enquanto arma de combate. Surgiu na antiguidade pela necessidade para conquista de território e riquezas, conforme a evolução humana a arte marcial foi sendo aprimorada e por ser um esporte de combate, foram criados sistemas de graduações, regras, pontuação, calendário de eventos, torneios e competições. Juntamente com a expressiva evolução das ciências do exercício e do esporte, surgem o conjunto de técnicas e protocolos utilizados para a melhoria e o ganho de performance atlética que é chamado de treinamento desportivo. O presente estudo teve por objetivo revisar com base na literatura existente disponíveis no Google Acadêmico. As pesquisas foram realizadas com limite de data e em português. Os termos utilizados para pesquisa foram: atletas de jiu-jitsu; treinamento de força; musculação; prevenção de lesões. A busca inicial retornou com cento e vinte e três arquivos que após passarem por critérios de exclusão, foram elegíveis quatro artigos para revisão.
Palavras-chave
References
BAFFA A. P; BARROS J. E. A. As principais lesões no jiu-jitsu. Fisioter. Bras. 2002;3: 377-81.
BARBANTI, V J. Teoria e prática do treinamento esportivo. - 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.
BARSOTTINI D; GUIMARÃES A. E; MORAIS P. R. Relações entre técnica em praticantes de judô. Rev Bras. Med. Esporte - vol 12, n°1 - jan/fev. 2006, p.56-60.
CARPEGGIANI JC. Lesões no jiu-jítsu: estudo em 78 atletas. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JIU-JITSU. Arbitragem, Regras. Disponível em: http://www.cbjj.com.br/regras.htm. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
DA SILVA, Daniel Sousa; SILVA, Cátia Malachias. A influência da prática do jiu-jitsu na infância. Ciência Atual–Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, v. 12, n. 2, 2018.
DA SILVA, Daniel Sousa; SILVA, Cátia Malachias; DE OLIVEIRA, Diogenes Leandro. OCORRÊNCIA DE LESÔES EM PRATICANTES DE JIU-JITSU. Ciência Atual–Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, v. 13, n. 1, 2019.
DA SILVA, Wagner et al. Efeitos dos exercícios educativos no desempenho de atletas amadores de corrida de rua: estudo piloto. RBPFEX-Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, v. 14, n. 93, p. 827-834, 2020.
DO NASCIMENTO, Jessica Priscila Ribeiro; DA SILVA, Amanda Cristine; SOARES, Raphael Almeida Silva. A prática do judô na escola: benefícios para o desenvolvimento infantil. Intercontinental Journal on Physical Education ISSN 2675-0333, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2023.
FLECK, Steven J.; KRAEMER, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular. Artmed Editora, 2017.
GOMES, A. C. Treinamento Desportivo Estruturação e Periodização. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GOMES, Mathews; SOARES, Raphael Almeida Silva; MACHADO FILHO, Rubem. Benefícios da prática do judô para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes: Uma revisão de literatura. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, v. 1, n. 12, 2020.
GRAÇAS, D. D. Análise da relação entre diferentes fatores de risco e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas no Jiu-jitsu segundo faixa etária. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 58 p. 2016. Disponível em: <Dayana das Graças.pdf (ufms.br)>. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
GUEDES, R. C. Prevalência de lesões de punho e mão em atletas praticantes de jiu-jitsu. 2009. 67 p. Trabalho de conclusão de curso (graduação), Universidade do Extremo Sul Catarinens. Criciúma, 2009.
INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION. Arbitragem, Regras. Disponível em: http://www.ibjjf.com.br/regras.htm. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
JÚNIOR A. Incidência e fatores de risco de lesões musculoesqueléticas em praticantes de jiu-jitsu. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade da Amazônia, Belém, 2009.
LEITE, P.F. Aptidão física, esporte e saúde. São Paulo: Robe, 2000.
MENESES, L.; J. S. O Esporte suas Lesões. Palestra Edições Desportivas. Rio de Janeiro, junho 1983.
MOREIRA, S.R.; Andréia Gulak, A. e colaboradores. Correlação de variáveis antropométricas de membros superiores com a força de preensão manual em praticantes de Jiu-Jitsu. Motriz, Vol.9, Núm.1, p.147. 2003.
NOGUEIRA, Henrique Tofeti et al. Avaliações e características do treinamento de força adotados por preparadores físicos em atletas de Brazilian Jiu-Jitsu. 2021.
NUNES, R. de A. M.; RIBEIRO, C. C.; ALVES, L. R.; CARVALHO, I. L. da S.; VALE, R. G. de S. Prevalência de lesões em praticantes de Jiu-Jitsu: um estudo descritivo. Revista de Educação Física / Journal of Physical Education, [S. l.], v. 86, n. 1, 2017. DOI: 10.37310/ref.v86i1.208. Disponível em: <https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/208>. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
PINTO AMD, Ferreira CAA, Costa FCH. Incidência de lesões traumáticas em praticantes de Jiu-Jitsu em uma academia do estado do Rio de Janeiro. Rev Bras Med Esporte. 2004
PLATONOV, V. N; BULATOVA, M. M. A Preparação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
QUEIROZ, Ciro Oliveira; HLRODRIGUES, Munaro. Prescrição e benefícios do treinamento de força para indivíduos idosos. EFDeportes.com, Revista Digital, 2008.
RAMOS, Bruna et al. Práticas de prevenção das principais lesões de joelho em atletas amadores de corrida de rua. Human and Social Development Review-ISSN 2675-8245, v. 3, n. 1, p. 0-0, 2022.
RODRIGUES, G.T. Incidência de Lesões em praticantes de Jiu-Jitsu em Florianópolis. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC - Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016. Disponível em: <TCC_Guilherme_Tsuruyama_EFBach20162.pdf (ufsc.br)>. Acesso em: 21 de outubro de 2021.
SANTOS, Caio Marques Silva. Programa de treinamento resistido manual no desempenho neuromuscular em praticantes de jiu-jítsu brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC - Graduação) - Universidade Federal de São Paulo - Graduação em Educação Física, São Paulo, 27 p. 2020. Disponível em: < TCC VERSÃO FINAL BANCA.pdf (unifesp.br))>. Acesso em: 21 de outubro de 2021.
SCHIMIDT, D. G.; ROCHA, R. A. A. O benefício da musculação na imagem corporal de mulheres de 30 a 40 anos. EFDeportes.com, Revista Digital, 2017.
SILVA, Luvanor Santana da. Protocolos de treinamento físico para o judô: efeitos sobre parâmetros fisiológicos, neuromusculares e desempenho específico e não específico. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SOARES, Raphael Almeida Silva; MACHADO FILHO, Rubem; REIS, Isabella Sant’Ana da Costa. Incidência de lesões e estratégias de prevenção em atletas de iatismo: uma revisão de literatura. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS–CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, v. 1, n. 12, 2020.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Submitted date:
06/24/2023
Accepted date:
07/27/2023