Revista Crítica Social
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Revista Crítica Social
Artigo científico

A necessidade de ferramentas para a efetivação do Direito a uma educação inclusiva: A música como instrumento adjacente à terapia psicomotora

The need for tools to make the Right to inclusive education effective

Douglas Vieira de Freitas

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Resumo

Políticas que visem a uma educação inclusiva são uma real necessidade na sociedade brasileira, já que existem de maneira escassa, como as políticas para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (garantido pela Lei 12.764 de 2012). Contudo, para que tais políticas tenham efetividade, é necessário que os profissionais façam uso de instrumentos capazes de fazer com que esse direito seja usufruído. No exemplo mencionando, considerando que o transtorno apresenta em seu quadro de sintomas estereotipias (movimentos repetitivos) e dificuldades nos movimentos globais e finos, a Psicomotricidade se mostra uma ferramenta que abarca o desenvolvimento de habilidades motoras que pode auxiliar fundamentalmente no trabalho de inclusão escolar com tais indivíduos, contribuindo para o que o mesmo se aproprie de sua imagem corporal e autoconsciência corporal. A Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem em sua manifestação motriz, levando em consideração que o movimento corporal e os aspectos afetivos e relacionais estão intrinsecamente ligados. Este trabalho se propõe a fazer uma coadunação entre a prática da Terapia Psicomotora e os elementos musicais presentes na cultura e no cotidiano das pessoas com o intuito de contribuir para a efetivação de uma verdadeira educação inclusiva. 

Palavras-chave

Música; Educação inclusiva; Direito à educação; Psicomotricidade.

Abstract

Policies that aim at inclusive education are a real necessity in Brazilian society, since they exist scarcely, for example: the policies for the treatment of Autism Spectrum Disorder (guaranteed by Law 12.764 of 2012). However, for such policies to be effective, it is necessary for practitioners to make use of instruments capable of making this right enjoyable. In the above example, considering that the disorder presents stereotypies (repetitive movements) and difficulties in global and fine movements, Psychomotricity is a tool that includes the development of motor skills that can fundamentally help the school inclusion work with such individuals. Psychomotricity is the science that studies man in his motive manifestation, taking into consideration that the body movement and the affective and relational aspects are intrinsically linked. This work proposes to make a connection between the practice of Psychomotor Therapy and the musical elements present in the culture and daily life of the people with the intention of contributing to the realization of a true inclusive education.

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Submitted date:
02/09/2018

Reviewed date:
30/09/2018

Accepted date:
10/10/2018

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