Revista Educação Continuada
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Revista Educação Continuada
Ensaio

A Linguagem Musical

Clarice Ada Fernanda Di Nardi

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Resumo

Dentro do contexto escolar a Arte é uma das disciplinas que compõem os currículos desde a educação infantil e presente em toda a Educação Básica, de acordo com a LDB nº. 9.393/96, sendo que seu ensino deve proporcionar as distintas maneiras das artes serem sentidas, ouvidas e visualizadas (BRASIL, RCNEI, 1998). O estudo teve origem na inquietação docente frente ao trabalho musical realizado nas escolas de Educação Infantil e delimitou-se a investigar a influência da música na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. A Educação Infantil é um espaço com características próprias, onde a crianças encontra-se em pleno desenvolvimento, nesse período é preciso oferecer diversos recursos pedagógicos para que a criança se aproprie dos conteúdos. Nesse momento as experiências musicais são excelentes recursos de aprendizagem (BRASIL, RCNEI, 1998). A música é um recurso importante tanto na Educação Infantil quanto nas práticas inclusivas terapêuticas. É obrigatória na educação básica e oferece inúmeros meios para a realização de um trabalho musical com as crianças que tem necessidades educacionais especiais, em conjunto com toda a sala, é uma proposta inclusiva de interação (LINO, 2007). Para compreender a influência da música na Educação Infantil apresenta-se neste ensaio a importância da Arte e do significado das experiências de qualidade na primeira infância.

Palavras-chave

Educação Infantil; Desenvolvimento infantil; ensino de música.

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Submetido em:
14/06/2021

Revisado em:
18/06/2021

Aceito em:
21/06/2021

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