Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20170021
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Extension activities, health promotion and sustainable development: the experience of a nursing research group

Actividades extensionistas, promoción de la salud y desarrollo sostenible: experiencia de un grupo de investigación en enfermería

Atividades extensionistas, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável: experiência de um grupo de pesquisa em enfermagem 

Samylla Maira Costa Siqueira; Viviane Silva de Jesus; Elane Nayara Batista dos Santos; Maria Carolina Ortiz Whitaker; Brendo Vitor Nogueira Sousa; Climene Laura de Camargo

Downloads: 0
Views: 24

Abstract

Introduction: The university extension activities are a form of interaction between the university and the community, and based on it, different health promotion activities can be developed, as the sustainable development of vulnerable communities for example.

Objective: To report the experience of a research group in the development of extension activities in nursing for the health promotion and sustainable development of quilombo communities.

Methods: This is a descriptive, experience report-type study about the extension activities carried out by a nursing research group in Praia Grande, Morere and Monte Alegre communities in the state of Bahia. Participants were individuals of 12-25 years of age, of both genders.

Conclusions: Among the main results, the sustainable development of communities and the exchange of knowledge between them and the participating undergraduate students can be highlighted.

Keywords

Health Promotion; Sustainable development; Nursing

Resumen

Introducción: La extensión universitaria es una forma de interacción entre la universidad y la comunidad, a partir de la cual es posible desarrollar actividades de promoción de la salud, por ejemplo, el desarrollo sostenible de comunidades vulnerables.

Objetivo: Relatar la experiencia de un grupo de investigación en el desarrollo de actividades de extensión en enfermería para la promoción de la salud y desarrollo sostenible de comunidades quilombolas.

Métodos: Estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia sobre las actividades de extensión realizadas por este grupo en las comunidades de Praia Grande, Moreré y Monte Alegre, en el estado de Bahia. Los participantes fueron individuos de ambos sexos, con edad entre 12 y 25 años.

Conclusión: Entre los principales resultados, se destacan el intercambio de saberes entre los estudiantes de graduación y las comunidades y el desarrollo sostenible de los participantes.

Palabras clave

Promoción de la Salud; Desarrollo Sostenible; Enfermería

Resumo

Introdução: A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade, e, a partir dela, é possível desenvolver atividades de promoção da saúde, a exemplo do desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis.

Objetivo: Relatar a experiência de um grupo de pesquisa no desenvolvimento de atividades de extensão em enfermagem para a promoção da saúde e desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas.

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca das atividades de extensão realizadas por um grupo de pesquisa em enfermagem nas comunidades de Praia Grande, Moreré e Monte Alegre, no estado da Bahia. Os participantes foram indivíduos na faixa etária de 12 a 25 anos, de ambos os sexos.

Conclusões: Dentre os principais resultados, destacam-se o desenvolvimento sustentável das comunidades e a troca de saberes entre estas e os estudantes de graduação participantes.

Palavras-chave

Promoção da Saúde; Desenvolvimento Sustentável; Enfermagem  

Referências

1 Nunes ALPF, Silva MBC. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. [Internet]. 2011 Jul/Dec [cited 2016 Jun 15]; 4(7):119-133, Available from http://www.uemg.br/openjournal/index.php/malestar/article/view/60/89 ISSN 2238-2801

2 Divino AEA, Oliveira CEL, Costa CAC, Souza Neta HR, Campos LS, Menezes RMJ, et al. A extensão universitária quebrando barreiras. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais [Internet]. 2013 Mar; [cited 2016 Jun 22]; 1(16):135-140. Available from https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/491/253 ISBN 2316-3143

3 Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação [Internet]. 2009 May/Aug; [cited 2016 Jun 15]; 14(41):269-280. Available from http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006

4 Loyola CMD, Oliveira RMP. A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem. Esc. Anna Nery [Internet]. 2005 Dec [cited 2016 Apr 18]; 9(3):429-433. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452005000300011&lng=en http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452005000300011

5 Silva MS, Vasconcelos SD. Extensão universitária e formação profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional [Internet]. 2006 Jan/Apr; [cited 2016 Ago 05]; 17(33):119-135. Available from: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1280/1280.pdf

6 Oliveira EF, Jesus VS, Siqueira SMC, Alves TA, Santos IM, Camargo CL. Promoting health in vulnerable communities: social technologies for poverty reduction and sustainable development. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2015 [cited 2016 Jun 10]; 36(spe):200-206. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472015000500200&lng=en http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56705

7 Martins LA, Siqueira SMC, Oliveira EF, Freitas DA, Tavares CRG, Camargo CL. Promovendo a sustentabilidade em comunidades quilombolas e ribeirinhas. Adolesc. Saude, Rio de Janeiro [Internet]. 2015 mar; [cited 2016 Abr 15]; 12(supl. 1):60-64. Available from http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=492#

8 Decreto nº 4.887 de 20 de novembro de 2003 (BR). Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União (DF), 20 nov 2003: Seção 1:1.

9 Siqueira SMC, Jesus VS, Camargo CL. Itinerário terapêutico em situações de urgência e emergência pediátrica em uma comunidade quilombola. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2016 Jan [cited 2016 Jul 10]; 21(1):179-189. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000100179&lng=pt http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015211.20472014

10 Fundação Cultural Palmares (FCP). Certidões expedidas às comunidades remanescentes de quilombos (CRQs) [Internet]. [Cited 2016 Jul 10]. Available from http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/crqs/lista-das-crqs-certificadas-ate-23-02-2015.pdf

11 Rodrigues M. Breves considerações sobre candomblé na Ilha de Maré- Salvador: entre fios de memória. C@lea - Cadernos de Aula do LEA [Internet], 2012 Nov [cited 2016 Jul 10]; 1(1):61-72. Available from: http://www.uesc.br/revistas/calea/edicoes/rev1_artigo5.pdf

12 Michel T, Lenardt MH. O trabalho de campo etnográfico em instituição de longa permanência para idosos. Esc. Anna Nery [Internet]. 2013 June [cited 2016 Aug 05]; 17(2):375-380. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000200024&lng=en http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000200024

13 Silva SED, Vasconcelos EV, Padilha MICS, Martini JG, Backes VMS. A educação em saúde como uma estratégia para enfermagem na prevenção do alcoolismo. Esc. Anna Nery [Internet]. 2007 Dec [cited 2016 Aug 05]; 11(4):699-705. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400023&lng=en http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000400023

14 Instituto de Tecnologia Social. Conhecimento e Cidadania 1 Tecnologia Social. São Paulo (SP): Instituto de Tecnologia Social; 2007. Available from: http://www.itsbrasil.org.br/sites/itsbrasil.w20.com.br/files/Digite_o_texto/Caderno_Serie_Conhecimento_e_Cidadania_-_Tecnologia_social_-_1.pdf

15 Sen A. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. Revisão Técnica: Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras; 2010. 454 p.

16 Barbosa GS. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. [Internet]. 2008 Jan/Jun [cited 2016 Aug 07]; 1(4). Available from: http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf
 


Submetido em:
23/08/2016

Aceito em:
09/11/2016

68260338a953953bde4eb563 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections