Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20160073
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Playful activities in health care for children and adolescents with cancer: the perspectives of the nursing staff

Juego lúdico en el cuidado de niños y adolescentes con cáncer: perspectivas de la enfermería

Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de de enfermagem 

Elisandra Paula Marques; Tirzá Maris Bruneto Garcia; Jane Cristina Anders; Juliana Homem da Luz; Patricia Kuerten Rocha; Sabrina de Souza

Downloads: 0
Views: 1

Abstract

Objective: To describe the perspective of the nursing staff on the use of playful activities in health care for children and adolescents hospitalized with cancer.

Methodology: An exploratory descriptive study with a qualitative approach was performed between August 2013 and July 2015, including 29 nursing professionals from an Onco-hematology Inpatient Unit of a Pediatric Hospital in Southern Brazil. The data were collected through semi-structured interviews, analyzed and categorized according to Minayo, when two categories were formed, although only one was presented here: "When providing care, I take advantage to play, allowing the hospital environment to be more agreeable".

Results: Professionals reported the experience of playful activities in routine nursing practice, focusing on their benefits, difficulties and opportunities in health care.

Conclusion: Playful activities are an indispensable tool for care, but further theoretical and practical preparation is required to accomplish and experience it as a care strategy.

Keywords

Pediatric Nursing; Play and Playthings; Hospitalized Child; Hospitalized Adolescent

Resumen

Objetivo: Describir la perspectiva del equipo de enfermería sobre la utilización del juego lúdico en el proceso de cuidado de niños y adolescentes hospitalizados con cáncer.

Metodología: Investigación descriptiva exploratoria de abordaje cualitativo, realizada entre Agosto de 2013 y Julio de 2015 con 29 profesionales de enfermería de una Unidad de Hospitalización Onco-hematológica de un Hospital Pediátrico del Sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas, analizados y categorizados según Minayo, estableciendo dos categorías, siendo presentada aquí la segunda: "en el proceso de cuidar, yo aprovecho para jugar: tornando el hospital más agradable".

Resultados: Los profesionales relataron la experiencia del lúdico en el cotidiano de la enfermería, enfocando sus beneficios, dificultades y posibilidades en el cuidado.

Conclusión: Se observa el juego lúdico como herramienta indispensable para el cuidado, pero que necesita más preparación teórica y práctica para se convertir en una estrategia más efectiva.

Palabras clave

Enfermería Pediátrica; Juego y Juguetes; Niño Hospitalizado; Adolescente Hospitalizado  

Resumo

Objetivo: Descrever a perspectiva da equipe de enfermagem sobre a utilização do lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer hospitalizada.

Metodologia: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2013 e julho de 2015, com 29 profissionais de enfermagem de uma Unidade de Internação Onco-hematológica de um Hospital Pediátrico do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, analisados e categorizados segundo Minayo, constituindo-se duas categorias, sendo apresentada aqui a segunda categoria denominada "no cuidar eu aproveito para brincar: tornando o hospital mais agradável".

Resultados: Os profissionais relataram a vivência do lúdico no cotidiano da enfermagem, enfocando seus benefícios, dificuldades e possibilidades no cuidado.

Conclusão: Salienta-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável para o cuidado, contudo necessita de maior preparação teórica e prática para efetivá-lo e vivenciá-lo como uma estratégia de cuidado.

Palavras-chave

Enfermagem Pediátrica; Jogos e Brinquedos; Criança Hospitalizada; Adolescente Hospitalizado

Referências

1 Nicola GDO, Freitas HMB, Gomes GC, Costenaro RGS, Nietsche EA, Ilha S. Cuidado lúdico à criança hospitalizada: perspectiva do familiar cuidador e equipe de enfermagem. J. Res. Fundam. Care. [periódico na internet]. 2014 abr; [citado 2015 jun 10]; 6(2):703-15. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/3079/pdf_1269

2 Souza GKO, Martins MMB. A Brinquedoteca hospitalar e a recuperação de crianças internadas: uma revisão bibliográfica. Revista Saud Pesq. [periódico na internet]. 2013 jan/abr; [citado 2015 jun 14] 6(1):123-30. Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/2430/1854

3 Depianti JRB, Silva LF, Monteiro ACM, Soares RS. Dificuldades da enfermagem na utilização do lúdico no cuidado à criança com câncer hospitalizada. Rev. pesqui. cuid. Fundam. [periódico na internet]. 2014 jul/set; [citado 2015 jun 16]; 6(3):1117-27. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3356/pdf_1366http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3356/pdf_1367

4 Souza LPS, Silva RKP, Amaral RG, Souza AAM, Mota EC, Silva CSO. Câncer infantil: sentimentos manifestados por crianças em quimioterapia durante sessões de brinquedo terapêutico. Rev Rene. [periódico na internet]. 2012; [citado 2015 jun 16]; 13(3):686-92. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/736/pdf

5 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ªed. Porto Alegre: Artmed; 2011.

6 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Huicitec; 2010.

7 Francischinelli AGB, Almeira FA, Fernandes DMSO. Uso rotineiro do brinquedo terapêutico na assistência a crianças hospitalizadas: percepção de enfermeiros. Acta Paul Enferm. [periódico na internet]. 2012; [citado 2015 ago 20]; 25(1):18-23. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n1/v25n1a04.pdf

8 Hockenberry MJ, Wilson, D. Wong: Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2014.

9 Santos DR, Bonfim CMS, Mazza VA, Wall ML, Merces NNA. Processo de brincar da criança hospitalizada guiado pelo modelo lúdico. Cogitare Enferm. [periódico na internet]. 2014 mai/ago; [citado 2015 ago 20];19(3): 617-20. Disponível: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/view/36669

10 Oliveira DKMA, Oliveira FCM. Benefícios da brinquedoteca à criança hospitalizada: uma revisão de literatura. RBCS [periódico na internet]. 2013 ago/dez; [citado 2015 ago 22];11(35): 37-44. Disponível: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/viewFile/1775/1376

11 Oliveira FM, Ramos EFAS, Lucena RF, Santos FPM, Bezerra AS, Loureiro JNC, et al. Recuperação imediata pelo riso: uma experiência clown. Rev. Ciênc. Ext. [periódico na internet]. 2012; [citado 2015 ago 21]; 8(3): 75-5. Disponível: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/711/745

12 Ribeiro CA, Borba RIH, Maia EBS, Carneiro F. O brinquedo terapêutico na assistência à criança: o significado para os pais. Rev. soc. bras. enferm. ped. [periódico na internet]. 2006 dez; [citado 2015 ago 30]; 6(2):75-83. Disponível: http://www.sobep.org.br/revista/component/zine/article/23-o-brinquedo-teraputico-na-assistncia-criana-o-significado.html

13 Depianti JRB, Silva LF, Carvalho AS, Monteiro ACM. Benefícios do lúdico no cuidado à criança com câncer na percepção da enfermagem: estudo descritivo. Online braz j nurs. [periódico na internet]. 2014 abr; [citado 2015 ago 30]; 13(2):158-65. Disponível: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4314/html_141

14 Campos MC, Rodrigues KCS, Pinto MCM. A avaliação do comportamento do pré-escolar recém-admitido na unidade de pediatria e o uso do brinquedo terapêutico. Einstein. [periódico na internet]. 2010; [citado 2016 mar 26]; 8(1):10-7. Disponível: http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1462-Einsteinv8n1_p10-17_port.pdf

15 Lima KYN, Santos VEP. O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer. Rev Gaúcha Enferm. [periódico na internet]. 2015; [citado 2016 mar 29]; 36(2):76-81. Disponível: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/51514

16 Batalha LMC, Fernandes AM, Campos C. Qualidade de vida em crianças com câncer: concordância entre crianças e pais. Esc. Anna Nery. [periódico na internet]. 2015 Abr/Jun; [citado 2015 out 14]; 19(2):992-6. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ean/v19n2/1414-8145-ean-19-02-0292.pdf

17 Nunes CJRR, Rabelo HD, Falcão DP, Picanço MRA. A importância da brinquedoteca hospitalar e da Terapia Ocupacional sob a óptica da equipe de enfermagem de um hospital público do Distrito Federal. Cad. Ter. Ocup. UFSCar. [periódico na internet]. 2013; [citado 2015 out 12]; 21(3): 505-10. Disponível: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/910/481

18 Couto LL, Oliveira ICS. (Con)vivência Familiar do Escolar em Controle da Doença Oncológica: Perspectivas para a Enfermagem Pediátrica. Rev. Bras. Cancerol. [periódico na internet]. 2012 mai/out; [citado 2015 out 12]; 58(1): 57-66. Disponível: http://www.inca.gov.br/rbc/n_58/v01/pdf/09_artigo_convivencia_familiar_escolar_controle_doenca_oncologica_perspectivas_enfermagem_pediatrica.pdf

19 Azevedo ND, Collet N, Leite AIT, Oliveira MRP, Oliveira BRG. Cuidado de enfermagem a famílias de crianças hospitalizadas por doença crônica. Ciênc. cuid. saúde. [periódico na internet]. 2012 jul/set; [citado 2015 ago 17]; 11(3): 522-8. Disponível: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/20260/pdf

20 Amador DD, Gomes IP, Coutinho SED, Costa TNA, Collet N. Concepção dos enfermeiros acerca da capacitação no cuidado à criança com câncer. Texto Contexto Enferm. [periódico na internet]. 2011 jan/mar; [citado 2015 ago 17]; 20(1): 94-101. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/tce/v20n1/11.pdf

21 Souza LPS, Silva CC, Brito JCA, Santos ACO, Fonseca ADG, Lopes JR, Silva CSO, et al. O Brinquedo Terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem. J Health Sci Inst. [periódico na internet]. 2012; [citado 2016 mar 27]; 30(4):354-8. Disponível: http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2012/04_out-dez/V30_n4_2012_p354a358.pdf

22 Souza LPS, Silva RKP, Amaral RG, Souza AAM, Mota EC, Silva CSO. Câncer infantil: sentimentos manifestados por crianças em quimioterapia durante sessões de brinquedo terapêutico. Rev Rene. [periódico na internet]. 2012; [citado 2015 nov 23]; 13(3): 686-9. Disponível: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/736/pdf
 


Submetido em:
08/02/2016

Aceito em:
11/05/2016

682ddcf0a953951edf3275c5 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections