Bricolage in research nursing education: Experience report
El bricolaje en investigación de educación en enfermería: Relato de experiencia
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
Leonara Raddai Gunther de Campos; Mara Regina Rosa Ribeiro
Abstract
Introduction: This article presents an experience report on the use of bricolage (or DIY - do it yourself) in an educational nursing research.
Objective: To report the experience of the use of bricolage.
Methods: Firstly, a bibliographical survey on the term and its use in scientific circles was made; then the authors present the experience of the application of the method in a master's nursing research. Bricolage has made possible the combination of strategies for building data such as participant observation, semi-structured interviews, document analysis, and the recording of audio tutorial sessions. Data analysis was a peculiar and creative stage in which the authors, supported by bricolage, created their own analysis process.
Conclusions: Among the main results, it can be highlighted the advantages offered by the use of bricolage, as the capture of multi-logical aspects of the phenomena and challenges. Implications for practice: This report contributes to the new methodological options for nursing studies.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem.
Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage.
Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise.
Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.
Palavras-chave
Referências
1 Rampazo AV, Ichikawa EY. Bricolage: a busca pela compreensão de novas perspectivas em pesquisa social. IN: Anais do II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e contabilidade; 2009 Nov 15-29; Curitiba, Brasil. Curitiba: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração/ANPAD; 2009. p: 1-12.
2 Andrade MC, Rosa AC. Dispositivo intercessor - uma perspectiva multirreferencial de produção de conhecimento. Rev. de Psicol. UNESP. 2011 jan/jun; 10(1):71-183.
3 Neira MG, Lippi BG. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para pesquisa educacional. Educ. Real. 2012 mai/ago; 37(2):607-625.
4 Pedrosa JI. Iniciação às Práticas de Saúde: Bricolagem na Seleção de Conteúdos. Rev Bras Ed Médica. 2013 jul/set; 37(3):408-417.
5 Nunes A. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Rev. Digital do LAV [on line]. 2014 mai/ago; [citado 2015 nov 27];7(2): [aprox.9 telas]. Disponível em:
6 Mcmillan K. The Critical Bricolage: Uniquely Advancing Organizational and Nursing Knowledge on the Subject of Rapid and Continuous Change in Health Care. International Journal of Qualitative Methods [on line]. 2015 nov; [citado 2015 nov 27]; 1-8: [aprox. 8 telas]. Disponível em:
7 Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.
8 Aversa PC. Bricolagem - procedimento artístico e metodólogico. In: Anais do XX Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas; 2011 Set/Out 26 - 01; Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; 2015. P. 1038-50.
9 Kicheloe JL, Berry KS. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artemed; 2007.
10 Lévi-Strauss C. O Pensamento Selvagem. São Paulo: Papirus Editora; 2005.
11 Peralta V. Percurso Teórico-Metodológicos para uma pesquisa com/no/do cotidiano escolar. Anais do XXII CONFAEB arte/Educação: Corpos em Trânsito. 2012, 29 out-02 nov. São Paulo - SP, Brasil. p:1-12.
12 Oliveira SR, et al. Novas tecnologias para o bricolage: construtivismo e a coleta de dados via softwares de mensagens instantâneas. Anais do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2012, março. Florianópolis – SC. Brasil. p:1-17
13 Denzim NK, Lincoln YS. O planejamento da pesquisaqualitativa - teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed; 2006.
14 Vasconcelos EM. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar. Petrópolis: Vozes; 2002.
15 Cruz JM. O Processo de Ensino Aprendizagem na sociedade da Informação. Educ. Soc. Campinas; 2008 set/dez; 29(105):1023-1042.
16 Macedo RS. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA; 2009.
17 Ribeiro MRR. Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre)vivências [tese]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2009.
Submetido em:
22/12/2015
Aceito em:
29/04/2016