Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20160071
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Experience Report

Bricolage in research nursing education: Experience report

El bricolaje en investigación de educación en enfermería: Relato de experiencia

A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência

Leonara Raddai Gunther de Campos; Mara Regina Rosa Ribeiro

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

Introduction: This article presents an experience report on the use of bricolage (or DIY - do it yourself) in an educational nursing research.

Objective: To report the experience of the use of bricolage.

Methods: Firstly, a bibliographical survey on the term and its use in scientific circles was made; then the authors present the experience of the application of the method in a master's nursing research. Bricolage has made possible the combination of strategies for building data such as participant observation, semi-structured interviews, document analysis, and the recording of audio tutorial sessions. Data analysis was a peculiar and creative stage in which the authors, supported by bricolage, created their own analysis process.

Conclusions: Among the main results, it can be highlighted the advantages offered by the use of bricolage, as the capture of multi-logical aspects of the phenomena and challenges. Implications for practice: This report contributes to the new methodological options for nursing studies.

Keywords

Education; Nursing; Methodology

Resumen

Introducción: Este artículo presenta un relato de experiencia sobre la utilización del bricolaje en una investigación educacional en enfermería.

Objetivo: Relatar la experiencia del uso del bricolaje.

Métodos: Primeramente se realizó una búsqueda bibliográfica sobre el término y su utilización en el medio científico; después las autoras presentan la experiencia de la aplicación del método en una investigación para el máster en Enfermería. El bricolaje posibilitó combinar estrategias para la construcción de los datos, así como la observación participativa, entrevista semiestructurada, análisis documental y la grabación en audio de las sesiones tutoriales. El análisis de los datos fue una etapa bien peculiar y creativa donde las autoras, amparadas por el bricolaje, crearon su propio proceso de análisis.

Conclusiones: Entre los principales resultados, son resaltadas las ventajas proporcionadas por la utilización del bricolaje, como la captación de los aspectos multilógicos de los fenómenos y desafíos. Implicaciones para la práctica: este relato contribuye con nuevas opciones metodológicas para los estudios en enfermería.

Palabras clave

Educación; Enfermería; Metodología

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem.

Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage.

Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise.

Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.

Palavras-chave

Educação; Enfermagem; Metodologia

References

1 Rampazo AV, Ichikawa EY. Bricolage: a busca pela compreensão de novas perspectivas em pesquisa social. IN: Anais do II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e contabilidade; 2009 Nov 15-29; Curitiba, Brasil. Curitiba: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração/ANPAD; 2009. p: 1-12.

2 Andrade MC, Rosa AC. Dispositivo intercessor - uma perspectiva multirreferencial de produção de conhecimento. Rev. de Psicol. UNESP. 2011 jan/jun; 10(1):71-183.

3 Neira MG, Lippi BG. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para pesquisa educacional. Educ. Real. 2012 mai/ago; 37(2):607-625.

4 Pedrosa JI. Iniciação às Práticas de Saúde: Bricolagem na Seleção de Conteúdos. Rev Bras Ed Médica. 2013 jul/set; 37(3):408-417.

5 Nunes A. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Rev. Digital do LAV [on line]. 2014 mai/ago; [citado 2015 nov 27];7(2): [aprox.9 telas]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734815112

6 Mcmillan K. The Critical Bricolage: Uniquely Advancing Organizational and Nursing Knowledge on the Subject of Rapid and Continuous Change in Health Care. International Journal of Qualitative Methods [on line]. 2015 nov; [citado 2015 nov 27]; 1-8: [aprox. 8 telas]. Disponível em: http://ijq.sagepub.com/content/14/4/1609406915611550.full.pdf. acesso em 27/11/2015.

7 Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.

8 Aversa PC. Bricolagem - procedimento artístico e metodólogico. In: Anais do XX Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas; 2011 Set/Out 26 - 01; Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; 2015. P. 1038-50.

9 Kicheloe JL, Berry KS. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artemed; 2007.

10 Lévi-Strauss C. O Pensamento Selvagem. São Paulo: Papirus Editora; 2005.

11 Peralta V. Percurso Teórico-Metodológicos para uma pesquisa com/no/do cotidiano escolar. Anais do XXII CONFAEB arte/Educação: Corpos em Trânsito. 2012, 29 out-02 nov. São Paulo - SP, Brasil. p:1-12.

12 Oliveira SR, et al. Novas tecnologias para o bricolage: construtivismo e a coleta de dados via softwares de mensagens instantâneas. Anais do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. 2012, março. Florianópolis – SC. Brasil. p:1-17

13 Denzim NK, Lincoln YS. O planejamento da pesquisaqualitativa - teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed; 2006.

14 Vasconcelos EM. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar. Petrópolis: Vozes; 2002.

15 Cruz JM. O Processo de Ensino Aprendizagem na sociedade da Informação. Educ. Soc. Campinas; 2008 set/dez; 29(105):1023-1042.

16 Macedo RS. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA; 2009.

17 Ribeiro MRR. Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre)vivências [tese]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2009.
 


Submitted date:
12/22/2015

Accepted date:
04/29/2016

682de427a9539522842171e5 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections